Eventos

21/08/2018 1º Festival de Pipas e Papagaios de Ipatinga acontece no domingo (26)

Até a próxima sexta-feira (24), os interessados ainda podem se inscrever no 1º Festival de Pipas e Papagaios de Ipatinga, que será realizado domingo (26), no Parque Ipanema. Com o tema ‘Em Ipatinga, o céu é o limite’, o evento tem por objetivo valorizar este entretenimento cultivado há várias gerações, além de conscientizar os participantes sobre o proibitivo uso de cerol, linha chilena e materiais cortantes.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), a expectativa é que o festival reúna cerca de 2.000 crianças e adolescentes, juntamente com acompanhantes.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Carlos Oliveira, destaca que o festival, “além de resgatar essa brincadeira tão salutar e geradora de integração nas famílias, também funciona como instrumento de disseminação de práticas preventivas. Os praticantes são conscientizados a soltar pipas usando os materiais corretos, que não colocam em risco a vida de pessoas”, explicou.

Inscrições

Podem participar do 1º Festival de Pipas e Papagaios de Ipatinga pessoas a partir de cinco anos de idade. Até 12 anos, crianças e adolescentes poderão se inscrever apresentando autorização de pais/responsáveis.

No ato da inscrição, o participante deverá apresentar RG, CPF, comprovante de residência original e cópia, além de contribuir com 1 kg de alimento não perecível. As doações são destinadas a instituições beneficentes do município e ao Banco de Alimentos, devendo ser repassadas no dia do Festival, 26 de agosto, no Parque Ipanema.

Premiação

Três categorias serão usadas para avaliar os primeiros colocados: 1) Tamanho - a maior e a menor pipa/papagaio; 2) Criatividade - beleza e detalhes; 3) Pipa Destaque do 1º Festival.

Os vencedores das duas primeiras categorias serão premiados com troféu, medalha e bicicleta. Na categoria Destaque, a premiação será troféu, medalha, cesta de chocolate e uma camisa do Ipatinga Futebol Clube.

Materiais

As pipas e papagaios deverão ser confeccionados com os seguintes materiais: cola; folha de seda; qualquer outro papel e/ou papelão biodegradável; bambu; taquara; linha ou corda (apenas se for feita de algodão ou lã natural). É proibido o uso de fio de nylon, fita de vídeo ou gravador, linha de anzol, fio de metal, papel laminado, material cortante e cerol.

“Vamos premiar os participantes que melhor empinarem a pipa, que construírem de forma criativa seu brinquedo, tudo isso de forma responsável. O objetivo maior não é a competição, e sim ensinar que é possível se divertir, brincar e até ganhar prêmios com consciência e responsabilidade”, conclui o secretário Carlos Oliveira.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus