Eventos

24/08/2023 Roda de Viola celebra a lua cheia e a tradição tropeira em Ipoema

A tradicional Roda de Viola movimenta o distrito de Ipoema, em Itabira-MG, entre os meses de maio a outubro, sempre em noites de lua cheia

Passear por Ipoema, por si só, já é uma viagem na história do tropeirismo. E se for em um sábado de lua cheia, quando acontece a tradicional Roda de Viola, aí a viagem pela cultura dos tropeiros fica completa. A atração nasceu com a missão de resgatar, preservar e promover essa cultura, trabalhando suas tradições e costumes. No próximo sábado (26), mais uma edição do evento será realizada na praça Augusto Guerra, em frente a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no pequeno distrito de Itabira.

Durante o evento são trabalhadas as tradições deixadas pelos tropeiros, que confraternizavam nas noites de lua, por acreditar que a energia seria propícia para manter a união da tropa. Conta a história, que eles celebravam o sucesso das tropeadas e aproveitavam o descanso para contar “causos” e tocar uma boa moda de viola.

Assim também acontece durante a Roda de Viola de Ipoema. A atração promove e impulsiona o rico intercâmbio cultural, onde apresenta uma vasta programação para valorizar a tradição e o protagonismo da viola, sem perder de vista a conexão com as demais expressões culturais que envolvem a cultura tropeira.

O evento conta com estaladores de chicotes, trovadores, ritual do fogo, as lavadeiras e muita moda de viola com violeiros consagrados e artistas da terra. Na edição de agosto as atrações são Lino Violeiro e Rubinho do Vale. No embalo da viola, noite acontece com muita música e diversão para turistas, visitantes e moradores locais.

No distrito está inserido o Museu do Tropeiro, que completou 20 anos em 2023. A montagem da instituição museológica contou com a participação da comunidade local, que no passado vivenciou de perto toda a cultura que é passada de geração em geração. A população local participou de todo o processo de instalação do Museu, desde a concepção até a manutenção do espaço. Além de toda estrutura, com amplo acervo, o Museu abriga grupos de manifestações culturais, compostos por moradores que representam toda a cultura tropeira.

Para quem ainda não conhece Ipoema, a atração da Roda de Viola é um bom motivo para visitar a localidade. Vale a pena conhecer o Museu, as trilhas ecológicas, o Morro Redondo e cachoeiras que o distrito oferece e terminar a noite com música boa e grandes atrações. O local oferece uma estrutura completa de pousadas e restaurantes para garantir uma estadia aconchegante com a boa culinária mineira.

Neste sentido, a atração da Roda de Viola é uma oportunidade de apresentar ao turista o melhor da cultura e hospitalidade tropeira, além da oportunidade de geração de emprego e renda para os moradores locais.

A Roda de Viola já foi palco para grandes apresentações. Em 2023 passaram pelo evento artistas como Pereira da Viola, Chico Lobo, Bruno Caipira, Bilora e muitos nomes conhecidos nacionalmente e também na região.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus