Eventos

29/11/2022 1º Festival Gastronômico Sabores de Itabira reúne nomes da gastronomia local com entrada gratuita

Evento será realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Instituto ITI

O 1º Festival Gastronômico Sabores de Itabira é o novo ponto de encontro entre amigos e familiares que curtem um bom programa no fim de semana. Os melhores chefs de cozinha da cidade reunidos em um só lugar, preparando receitas especiais de pertinho, produtos selecionados e, para completar a vibe, sempre uma boa música tocando. O festival acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, na rua Irmãos D'Caux, 283, no bairro Centro, em frente ao Instituto ITI.

Com oficinas, atividades para crianças e muitos shows, o 1º Festival Gastronômico Sabores de Itabira é uma realização da Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Instituto ITI. Para o idealizador do festival e presidente do Instituto ITI, Rodrigo Bernardi, um dos objetivos principais da iniciativa é dar visibilidade para pessoas empreendedoras e microempreendedoras da área da gastronomia. “Buscamos acolher as diversidades de sabores de Itabira. Fizemos pesquisa e levantamento dessa culinária para mostrar um pouco do que existe em Itabira”, destacou Rodrigo.

De acordo com Rodrigo, outro papel importante do festival é incluir Itabira no Mapa da Gastronomia do Estado de Minas Gerais idealizado pela Frente Mineira de Gastronomia. “Nós temos que fazer com que as pessoas queiram visitar a nossa cidade pela nossa gastronomia. Vamos ter lanche, comida mineira, comida gourmetizada, sorvete, cachaça e muito mais”, disse.

O evento também contará com um concurso para descobrir o doce mais gostoso da cidade. O 1° Concurso “Itabira mais doce” promete dar espaço para as sobremesas afetivas e familiares dos lares itabiranos. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSez7BcLiobudtZbxuYsKlEjVhI89XxAR5Qy_hit05BooRlTPw/viewform

O “Itabira mais doce” pretende identificar e prestigiar cidadãos que possuam dotes e práticas culinárias criados e/ou desenvolvidos por meio dos costumes familiares, da história, da cultura e das tradições locais, além de resgatar historicamente a culinária típica e a gastronomia local.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus