Eventos

02/04/2018 Shows, confraternizações e religiosidade prometem movimentar aniversário do Museu do Tropeiro

Os amantes da cultura tropeira não podem perder as comemorações do 15º aniversário do Museu do Tropeiro, nos dias 6 e 7 de abril, no distrito de Ipoema. Shows, apresentações artísticas, confraternizações entre cavaleiros e demonstrações de religiosidade fazem parte da programação. A festa - que todos os anos atrai milhares de pessoas - é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

O evento começa na sexta-feira (6), em Santa Bárbara, com a abertura oficial e saída das comitivas rumo a Ipoema. Eles percorrerão cerca de 58 quilômetros até Bom Jesus do Amparo, onde confraternizarão e pernoitarão. Em Ipoema, haverá show da Banda Gema no Haras Velho Oeste.

No sábado (7), haverá saída de cavaleiros da Chapada Tendas, do distrito de Senhora do Carmo e do Bamba, com destino ao Haras Velho Oeste. Em Bom Jesus do Amparo, a tropa será abençoada antes de continuar a cavalgada até Ipoema. Uma animada confraternização comandada pela dupla Sérgio & Delson, com a presença de todos os cavaleiros, está marcada para o meio-dia no Haras Velho Oeste.

Um dos momentos mais aguardados da festa está marcado para as 16 horas com a saída das tropas rumo ao Museu do Tropeiro. Às 16h45 haverá uma bênção aos cavaleiros em frente ao museu. Esta é uma tradição, cultuada todos os anos, em homenagem aos antigos tropeiros.

Ainda no sábado, haverá apresentações dos Estaladores de Chicote e Lavadeiras de Ipoema, na praça Augusto Guerra. Logo após, haverá show de Renato Caetano e Banda. O encerramento da programação ficará por conta de Clever Paulo e Banda Raiz. A festa conta ainda com barraquinhas de artesanato local e comidas e bebidas típicas da região.

O Museu do Tropeiro fica na travessa Professor Manoel Soares, 217. Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Domingos e feriados: 9h às 12h e das 13h às 16h. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3833-9254.

 

 

 

 


 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus