O O Coletivo 7faces anuncia para o próximo dia 18 o início do 1º Festival de Inverno de João Monlevade. Nessa primeira edição, o tema será "Santo de Casa faz Milagres", com a proposta de valorizar e divulgar os artistas e talentos da cidade e região. O evento cultural será realizado até o dia 2 de julho, com música, intervenções, oficinas, sarau, dança e teatro, artesanato, gastronomia e literatura.
Na abertura do Festival, João Monlevade recebe pela 1ª vez, o palco do Dia da Música, a partir das 16 horas, na Praça do Povo. Uma das atrações confirmadas é a mineira Djambê Banda. O Coletivo 7faces prepara a programação oficial para ser divulgada nos próximos dias.
Cidades da região também terão festivais
Pelo menos três outras cidades da região do Médio Piracicaba programam os tradicionais festivais de inverno. Uma delas é Santa Bárbara. Na cidade, o padre Fábio de Melo é a principal atração do 4º Festival de Inverno e Festa de Santo Antônio, no dia 12, às 21h, no Parque de Exposições Adilson Melo. Outras atrações ocorrem de 5 a 11 de junho no Espaço Cultural da Estação.
Além das comidas típicas vendidas nas barraquinhas, o evento terá apresentações artísticas de escolas da cidade, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), quadrilha e shows com artistas regionais.
O festival começa com o encontro de bandas, no dia 5 de junho, às 9h, com apresentação de Gunther e Helder. No dia 6, banda Luxford; no dia 7, Robson e Banda; no dia 8, Diego Henrique e Reginaldo; no dia 9, Cristiane Silva; no dia 10, Zezé e Nenzinho; no dia 11, Trio de Lá; no dia 13, Alternativa do Pagode.
Em Itabira, a Fundação Carlos Drummond de Andrade se organiza para garantir o 42º Festival de Inverno da cidade. “Está pronto, mas vai ocorrer a preços módicos. Tudo com muito mais reserva e cuidado do que no ano passado”, conta a produtora Sandra Duarte. Segundo ela, o foco será as atividades de rua. Dentro do quadro geral dos festivais, o cenário de Itabira está até otimista: serão 21 dias, entre 1º de 24 de julho.
A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo também fará o evento cultural que está em sua 12ª edição. O festival ocorrerá entre os dias 25 a 31 de julho e a programação segue em andamento. Segundo o secretário de Cultura, Ulysses Guimarães Fonseca, a estimativa de divulgação da programação é a partir da segunda quinzena deste mês.