Ouro Preto se prepara para virar a capital nacional do cinema. Entre os dias 22 e 27 de junho, a cidade barroca mineira recebe a 11ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Consolidado como o principal – senão o único – evento em todo o país voltado para a preservação e história do cinema, o festival é palco para a exibição de filmes, homenagens, seminários, debates e oficinas sobre o patrimônio audiovisual brasileiro em um dos cenários mais bonitos do Brasil.
A CineOP está estruturada em três temáticas principais - preservação, história e educação – e ocupa três espaços de exibição: Centro de Convenções, cujo Cine Teatro possui uma plateia de 500 lugares; o Cine Vila Rica, com 700 assentos; e a Praça Tiradentes, onde é instalado o Cine Praça, com mil lugares e uma privilegiada visão de todo o casario colonial característico da cidade. Toda a programação é gratuita.
O evento, realizado pela Universo Produção, também responsável pela prestigiosa Mostra de Tiradentes e pela CineBH, deve receber mais de 200 convidados do audiovisual – cineastas, atores, produtores - e cerca de 15 mil pessoas, entre moradores e turistas. Mais informações estão disponíveis no site www.cineop.com.br.