O mês de fevereiro marcou o início das atividades do Projeto Contos Locais; projeto que contemplará estudantes de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara. A iniciativa buscará incentivar adolescentes à leitura e contação de histórias, entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais.
O Projeto é uma realização da MC Produção Ltda, viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à cultura – Lei Rouanet (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), com patrocínio da CENIBRA.
A primeira etapa do Projeto consistiu em uma visita às cidades escolhidas para apresentar a proposta, cronograma e metodologia de trabalho que contará com o apoio das prefeituras municipais de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara.
Dentre as próximas etapas do Projeto estão o alinhamento com secretarias municipais de educação, a escolha das escolas participantes e professores envolvidos; Oficina de contação de histórias; Seleção das histórias e produção de contos; apresentação dos livros com os contos produzidos.
O escopo de trabalho proposto consiste em produzir livros de contos com histórias de comunidades, a partir da pesquisa com moradores, realizada por adolescentes e professores dos municípios de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara no interior de Minas Gerais. Com isso, busca-se promover o resgate da memória oral, linguagem e história, incentivando a leitura, valorizando, recuperando e registrando os costumes, tradições e personagens locais. Para a produção destes livros, será realizado um trabalho conjunto com professores das escolas municipais, que estimularão seus alunos à pesquisa por meio de atividades em sala de aula. Posteriormente os alunos farão pesquisas com moradores na busca de histórias, que serão transformadas em contos e reunidas em três livros. Os livros serão distribuídos gratuitamente gerando o resgate, registro e preservação da história local.
Estímulo à Leitura
O Brasil é um dos dez países com mais alunos com baixo rendimento escolar em matemática, leitura e ciência, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, que avaliou a situação de 64 nações.
Dos 2,7 milhões de alunos de 15 anos avaliados no Brasil, 1,4 milhão tinham dificuldades em leitura. Para romper o ciclo de baixo nível educacional, a OCDE recomenda que os governos identifiquem os estudantes com baixa performance e lhes ofereçam estratégias para a recuperação.
Contudo, o Projeto Contos Locais é um estímulo à leitura e um relevante instrumento de melhoria do rendimento escolar; uma vez que integra os alunos à atividade cultural a partir de um processo de identificação e regionalização.