Cidades

30/08/2023 Audiência Pública debate ''Grito dos Excluídos e Excluídas''

Audiência Pública debate “Grito dos Excluídos e Excluídasâ€

Em atendimento ao requerimento 69/2023, de iniciativa do vereador Belmar Diniz (PT), a Câmara Municipal de João Monlevade sediou nessa terça-feira, 29, uma Audiência Pública para discutir o tema “Grito dos Excluídos e Excluídas” e a 6ª Semana Social Brasileira, “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”. Segundo Belmar, o pedido para realizar a reunião partiu da Diocese, com objetivo de discutir os temas que envolvem as políticas públicas, a economia solidária e justiça social.

Padre Marco José de Almeida, que atualmente está como Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ipatinga, explicou que o “Grito dos Excluídos” surgiu da necessidade percebida durante a preparação do evento que tem como objetivo ouvir a sociedade sobre os seus anseios e as diversas formas de exclusão da sociedade. O tema central do evento, repetido anualmente, é a vida em primeiro lugar, alinhado ao lema da Campanha da Fraternidade, que é “Você tem fome e sede de quê?”.

Segundo Padre Marcos, em 2021 no Encontro Mundial dos Movimentos Populares, a fala do papa Francisco norteou a 6ª Semana Social Brasileira, quando ele diz que “o cidadão para poder ter dignidade precisa de 3 T´s: terra, teto e trabalho”. Ele explicou que em 2022 e 2023, estes elementos foram trabalhados nos mutirões pela vida, com foco na dignidade humana. Na oportunidade, o Padre convidou para as outras duas Audiências que serão realizadas, sendo uma nesta quarta-feira, na cidade de Ipatinga e a outra no dia 4 de setembro em Itabira.

Por sua vez, p Pároco de São Gonçalo do Rio Abaixo, Padre Francisco da Cruz Neto, abordou a situação atual do país. Segundo ele, há desafios sociais a serem superados, em decorrência dos quatro últimos anos do governo federal. De acordo com Padre Francisco, as políticas sociais foram desmanteladas, resultando em aumento da pobreza, violência, feminicídio, misoginia, homofobia e população em situação de rua. Ele também mencionou o genocídio da juventude negra e o impacto do desemprego e apontou para a fragilização da democracia e a polarização na sociedade.
Ainda em sua fala, Padre Francisco enfatizou a participação popular para buscar melhorias nos diversos setores. Ele destacou a importância da presença nos conselhos comunitários, associações de bairros, sindicatos e espaços de decisão, como forma de resgatar a participação coletiva e enfrentar o individualismo. “A fome não se combate isoladamente e sim, coletivamente, defendendo e promovendo os direitos, colocando a pessoa em primeiro lugar”.
O assessor diocesano da Pastoral Carcerária, Padre Nailson Mangabeira, falou sobre o Mutirão pela Vida. Ele ressaltoua importância da Igreja ser ativa e participativa na vida social e destacou a necessidade de enfrentar a fome, lembrando que a opção de Jesus Cristo é pela vida e pelo alimento para todos. Abordou ainda sua experiência como padre e assistente social, testemunhando as dificuldades enfrentadas por pessoas privadas de liberdade, enfatizando a importância do cuidado com os mais necessitados.
Ainda no seu discurso, Padre Nailson, mencionou a regressão nas áreas de saúde, educação e assistência social e pediu por um compromisso ativo da sociedade e da Igreja em promover o bem-estar dos mais vulneráveis.

Os demais presentes, relataram os anseios das classes que representam e o que esperam das políticas públicas para solucionar os problemas. O chefe de gabinete, Geraldo Giovani, listou algumas medidas que estão sendo adotadas pelo Governo Municipal. Dentre elas, Giovani aapontou a entrega de mais de 250 títulos de propriedade para famílias na região do Estrela Dalva e Santa Cecília, com objetivo de zerar o déficit habitacional, o apoio e incentivo dado à Feira da Economia Popular, a assistência às famílias afetadas pelas chuvas bem como os investimentos em infraestrutura, bem como o trabalho do Comitê de Preparação para Período Chuvoso (COE).

Outras ações também foram citadas pelo chefe de gabinete, como a realização de eleições para diretores escolares, a criação do Orçamento Participativo Escolar (OPE), a preparação de um concurso público na área da Educação, investimentos no setor cultural, criação da Casa de Apoio para pacientes que se deslocam para Belo Horizonte para consultas e exames médicos, a ampliação da coleta seletiva e a geração de empregos por meio da Associação de Catadores, valorização dos servidores, entre outros.

Presenças

Também participaram do encontro, além do autor da Audiência, os vereadores Bruno Cabeção (Avante), Leles Pontes (Republ.); chefe de gabinete, Geraldo Giovani; Secretária Municipal de Assistência Social, Marinete Morais; Secretária Executiva da Cáritas Diocese de Itabira e Secretária de Pastoral da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Ana Maria de Sena; Padre na cidade de Dionísio, Nailson Mangabeira; diácono Geraldo Evangelista; Presidente do Sintramon, Isaura Bicalho; representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, Otacílio Coelho e Guilherme Bueno; Representante da CUT, Aurélio Moreira de Souza; Vereador de Nova Era, Mateus Leão, além dos representantes de Conselhos.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus