Cidades

04/02/2021 Capacitação é mais um passo na implantação de ambulatório pós-Covid

Meta do plano de governo da atual administração, a Prefeitura de João Monlevade deu o primeiro passo na implantação do ambulatório pós-Covid-19, que é capacitar os profissionais de fisioterapia para implementação do serviço de reabilitação.

A capacitação foi dada no dia 29, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de João Monlevade e o Conselho Regional de Fisioterapia Ocupacional (Crefito). O curso tratou de um circuito de atualização em reabilitação pós-Covid.

Logo na abertura dos trabalhos, a chefe do Serviço de Fisioterapia Municipal (Sefim), Isabela Farias, destacou que o circuito é extremamente importante para que o ambulatório pós-Covid se torne uma realidade, para os monlevadenses.

“A implantação do ambulatório para tratamento pós-Covid é um compromisso da nossa gestão. Para que o serviço possa funcionar é necessário capacitar os profissionais de fisioterapia ”, salientou a chefe do Sefim.

O circuito de atualização foi realizado na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi). Devido aos protocolos sanitários para o enfrentamento à pandemia, somente 30% dos assentos do auditório da Amepi foram utilizados.

Sequelas pós-Covid

A formação foi ministrada pela Doutora em Fisioterapia Respiratória e fisioterapeuta do Hospital das Clínicas, Regina Márcia Faria de Moura, e pelo mestre em Ciências da Reabilitação e professor do UNI-BH, Fabiano Botelho Siqueira.

Durante a capacitação, Regina de Moura explicou que o sistema público de saúde precisa estar preparado para o que pode ser a próxima crise de saúde, resultado das sequelas causadas em pacientes que sobreviveram à Covid-19. As sequelas podem ser identificadas como físicas, cardiorrespiratórias, neurológicas, psiquiátricas e cognitivas.

Ao fim da capacitação, Isabela Farias destacou a parceria da Prefeitura com o Crefito. O vereador Revetrie Teixeira (MDB) participou do curso representando a Câmara Municipal de João Monlevade. O chefe de gabinete, Geraldo Giovani, também prestigiou o evento representando o Prefeito.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus