Cidades

20/08/2020 Bairro Planalto, em João Monlevade, vai receber projetos sociais

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Obras/Divisão de Habitação e Setor de Planejamento, a Caixa Econômica Federal, a empresa Ângulo Social, vereadores, representantes dos moradores do bairro Planalto e entidades participaram, nessa terça-feira (18), de reunião sobre o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial do bairro Planalto. A reunião ocorreu no auditório da Prefeitura de João Monlevade.

Nessa reunião, a empresa Ângulo Social apresentou o diagnóstico realizado no bairro no final de 2018, bem como as propostas de projetos e intervenções para serem implantadas a curto, médio e longo prazo. A empresa terá que desenvolver esses projetos no período de um ano em prol dos beneficiários do bairro, gratuitamente. Os moradores pediram que a empresa faça a contratação de mão-de-obra do município para execução do projeto.

O bairro Planalto contará com projetos sociais que serão planejados, juntamente com os moradores, fazendo interface com as políticas públicas do município e com as entidades não-governamentais. Para isso, os moradores sugeriram diversas oficinas, cursos de qualificação profissional e intervenções pontuais para serem trabalhadas as necessidades do bairro.

A Divisão de Habitação da Prefeitura, juntamente com os moradores, irá catalogar os locais para desenvolvimento dos projetos dentro do próprio bairro, uma vez que esse projeto é exclusivamente direcionado ao Programa Minha Casa, Minha Vida. A Secretaria Municipal de Obras / Divisão de Habitação terá calendário de reuniões com os moradores do Planalto para intermediar e acompanhar todas as etapas da execução dos trabalhos. As atividades começarão a ser desenvolvidas no bairro assim que a Caixa Econômica aprovar o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial do Residencial Planalto, elaborado pela empresa Ângulo Social.

Conforme a chefe de Divisão de Habitação, Ângela Maria Tomaz Lima Cruz, “para desenvolver os projetos para os moradores do bairro Planalto, seguindo as normativas e orientações técnicas da Portaria Nº 21 do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal foi contratada a Empresa Ângulo Social Consultoria e Projetos Socioambientais Ltda, através do processo licitatório, no valor contratual R$518.100,04 (quinhentos e dezoito mil, cem reais e quatro centavos). Serão desenvolvidos projetos sociais para os beneficiários do Programa que possibilite o fortalecimento comunitário, geração de renda e sustentabilidade pautados nos eixos: mobilização, organização e fortalecimento social, acompanhamento e gestão social da intervenção, educação ambiental e patrimonial e desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Ângela.

O bairro Planalto é um empreendimento produzido no âmbito da política habitacional da Prefeitura Municipal de João Monlevade, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial, na esfera do Programa Minha Casa, Minha Vida, voltado para famílias com baixa renda, escolaridade e qualificação, em situações de vulnerabilidades.  

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus