Cidades

04/12/2019 Horário Especial: comércio de Ipatinga estará aberto no domingo antes do Natal

Negociação, em Ipatinga, ainda garante a abertura das lojas em horário estendido em mais cinco dias

Foi assinada, na manhã dessa terça-feira (03), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que define o funcionamento do comércio, em Ipatinga, nas vésperas do Natal. O Horário Especial negociado entre os sindicatos que representam os empresários e os empregados garante a abertura das lojas das 9h às 20h de 18 a 20 deste mês, quarta a sexta-feira. No sábado (21), o funcionamento ampliado será das 9h às 17h, enquanto no domingo (22), das 9h às 13h. Já na segunda-feira (23), ocorre das 9h às 21h. Na noite de Natal, terça-feira (24), os consumidores terão das 9h às 18h para realizar suas compras. 

O comércio ficará fechado no dia 25 (quarta-feira) e volta a funcionar na quinta (26), das 13h às 19h, dia que tradicionalmente é marcado por trocas de mercadorias. “São seis dias de Horário Especial do comércio, num total de 14 horas a mais com as portas das nossas lojas abertas. Uma ótima negociação que deve garantir boas vendas no principal mês do ano para nós, empresários”, comemora José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

Entretanto, o dirigente sindical lembra que o Horário Especial de Natal é facultativo aos lojistas. “Ninguém está obrigado a abrir as portas até mais tarde nos seis dias, uma vez que negociamos, durante semanas, para dar esta opção ao empresário, mas não existe imposição”, explica Facundes, informando que quem optar pelo funcionamento no domingo (22), terá que pagar R$ 90 a cada funcionário.

“Cabe, ao comerciante, verificar se há viabilidade financeira em manter sua empresa aberta nesses dias. De acordo com as sondagens que fizemos, a maioria dos lojistas deverá, sim, funcionar em todos os dias negociados”, complementa o presidente do Sindcomércio.

Shopping Vale do Aço
No Shopping Vale do Aço, o Horário Especial de Natal iniciou no último domingo (1º). Até o próximo dia 23, de segunda a sábado, as lojas do mall funcionarão das 10h às 23h. Aos domingos, o horário foi ampliado das 12h às 20h.

Timóteo e Coronel Fabriciano
Em Timóteo e Coronel Fabriciano, a tendência é que seja firmado o mesmo Horário Especial acordado na CCT de Ipatinga, embora as negociações para as duas cidades ainda não tenham finalizado. Informações sobre compensações, jornada de trabalho e demais dúvidas referentes à CCT assinada podem ser esclarecidas com Setor Jurídico do Sindcomércio Vale do Aço por meio dos telefones 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus