Casa

20/10/2019 Pasta de dente: utilidades domésticas que você nem imagina

A boa e velha pasta de dente não serve apenas para deixar os dentes limpos e branquinhos e um hálito refrescante, ela também pode ser usada na limpeza diária da casa!

Para usar na hora da faxina, vale aplicar o creme diretamente na superfície, misturar com outros produtos para potencializar o resultado, usar em buchas de limpeza ou até mesmo no seu par perfeito, a escova de dentes. Para isso, compre uma escova bem baratinha, e deixe reservada na lavanderia para o uso exclusivo da limpeza. 

A pasta indicada para limpeza é a mais simples, branca, sem as esferas esfoliantes. Confira algumas dicas de como usar o produto no dia-a-dia:

Espelhos

O vapor da água faz com que o espelho do banheiro fique embaçado, resultando no aparecimento de pequenas manchas também. Para evitar essa dor de cabeça, basta limpar o espelho com pasta de dente e uma esponjinha macia (não use o lado abrasivo). Deixe a pasta agir por um momento e retire o produto com um pano seco e fofo.

Ferro de passar

Com o uso e o passar o tempo, a base do ferro perde o brilho e adquire algumas manchas (amareladas ou, em alguns casos, em tons mais escuros, como marrom), que surgem por acumular substâncias minerais, presentes na água.

Cada vez que você enche o reservatório do ferro, ele solta vapor, fazendo com que esses minerais se condensem na base do ferro e nos furinhos, causando as manchas. Algumas delas podem sujar ou até queimar a roupa.

Para evitar que isso aconteça, limpe a base do ferro com pasta. Passe diretamente no ferro (desligado da tomada e frio, vale lembrar!), e depois limpe o excesso com pano úmido, de tecido que não solte pelos. A base fica brilhando, com aparência de ferro novinho!

Giz de cera na parede

Para as famílias que têm pequenos artistas em casa, um problema é recorrente: rabiscos – ou melhor, obras de arte – nas paredes, para o terror das mães. Respire fundo e tenha calma, por mais que pareça, não é difícil sumir com os desenhos e voltar a ter a parede branquinha. A pasta de dentes faz isso por você, e sem grandes esforços.

Para remover o giz de cera, aplique uma camada fina de pasta sobre os traços. Com o lado mais fino de uma esponja, tire o excesso do produto. Passe um pano úmido para finalizar. O giz sai facilmente, sem danificar a pintura. E pronto, parede limpa!

Limpa-vidros

Outra ótima função da pasta de dente é agir como limpa-vidros, podendo ser aplicada nos vidros das janelas, no box do banheiro, em portas de vidros e em qualquer outro vidro por aí que esteja precisando de uma boa limpeza. Com uma esponja macia e úmida, aplique pasta dental por toda a superfície, em movimentos circulares. Após 10 minutos, enxágue com água. A pasta age clareando as manchas. Seque com um pano de algodão, que não solte pelos.

Manchas de caneta em tecido

Teve azar e mais uma vez a caneta estourou no bolso? Calma, a camisa não precisa ir para o lixo! A pasta de dente, quando aplicada sobre a tinta, age no produto para remover a mancha.

Umedeça o local, coloque o creme sobre a mancha e deixe secar, e lave apenas no dia seguinte. Além das tintas das canetas, a pasta também remove manchas de batom e outros produtos de maquiagem. Use a pasta branca comum, a versão clareadora pode causar efeito contrário e manchar ainda mais seu tecido.

Manchas de copos na mesa

Jarras, taças, copos e xícaras com líquidos muito quentes ou muito gelados tendem a suar, fenômeno que faz o líquido e o recipiente chegar à temperatura ambiente. Quando esse suor seca, a madeira da mesa ou da bancada fica manchada. Você bate o olho e sabe que tinha um copo bem ali.

Para remover esse tipo de mancha, limpe a madeira com pano levemente umedecido e um pouco de pasta de dente branca. Faça movimentos circulares, retire o excesso e, com outro pano, finalize a limpeza, polindo o local. A pasta funciona como uma cera, evitando que novas marcas se formem.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus