Cultura

08/07/2019 Festival de Inverno inicia programação em João Monlevade

Evento ocorre de 8 a 14 de julho no município

Nesta segunda (8), tem início a programação do Festival de Inverno em João Monlevade. A cerimônia de abertura no município é realizada no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), às 19h. Em seguida, o público confere apresentação do Coral Monlevade, concerto da Big Band Funsec e espetáculo de Dança do Ventre. A entrada é franca.

O Festival já era realizado no município e, a partir de 2019, João Monlevade passa a integrar oficialmente o nome do tradicional evento promovido pela UFOP, com uma ampliação das atividades e um fortalecimento da conexão entre as três cidades que possuem campus da Universidade.

Neste ano, o Festival acontece de 6 a 21 de julho em espaços públicos, centros culturais, bairros e distritos de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, em Minas Gerais. O evento conta com diversas atrações gratuitas, como espetáculos, shows, exposições, intervenções e oficinas. Em João Monlevade, as ações são realizadas de 8 a 14 de julho.

Esta é a 52ª edição do Festival de Inverno, que, em 2019, tem como tema central “Diálogos com os sertões das Gerais”, uma homenagem às Cavalhadas de Amarantina (distrito ouro-pretano), registradas em 2011 como patrimônio cultural de Ouro Preto. O objetivo com a temática é provocar diálogos com os sertões das Gerais e evidenciar o modo de vida sertanejo. O Festival também registra os 50 anos de fundação da UFOP, que desde 2004 é a responsável pela promoção do evento.

 

O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2019 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Fundação Gorceix e as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e conta com o patrocínio da Vale. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus