Cidades

06/04/2019 Praça da Matriz, em Santa Bárbara, é palco da 44ª encenação de 'Os Passos da Agonia'

Um marco da religiosidade e cultura do Município, pelo sétimo ano consecutivo, o espetáculo, dividido em três partes, acontece no Centro Histórico, um cenário que compõe o contexto religioso da peça, em meio a igrejas históricas.

A tradição se mantém em Santa Bárbara há 44 anos, durante a Semana Santa, com a encenação do espetáculo cultural e religioso, “Os Passos da Agonia”, que retrata os últimos passos de Jesus Cristo. A celebração começa no dia 14 de abril, Domingo de Ramos, com procissão na matriz e no bairro São Vicente.

O espetáculo, patrimônio imaterial do município, é apresentado em três capítulos, sendo eles: Vida (Prólogo, sermão da montanha, Jesus e Maria, Judas e Madalena, Anás, Caifás, Jacó e Judas, e remorso de Judas), na quinta-feira(18), às 20h30; Morte (santa ceia, horto das oliveiras, Jesus perante Pilatos e caminhada e crucificação), sexta-feira(19), às 19h; e, por fim, a Ressurreição, no sábado, às 21h.

Neste cenário, além das dramatizações de palco, os atores se juntam aos fiéis a fim de apresentarem cenas curtas nas missas, procissão de ramos e via sacra. Em 2019, a encenação ainda terá como novidade a participação dos alunos da oficina gratuita profissionalizante de teatro, promovida com apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (Sated - MG).

Neste contexto, também entrarão em cena membros do grupo Florart, com moradores do distrito de Florália, e atores vindos das comunidades de Brumal, Sumidouro, Mumbaça e das cidades vizinhas de Barão de Cocais e Catas Altas.

O espetáculo “Os Passos da Agonia”, apresentado pelo Grupo Âncora Cia de Teatro, com apoio do projeto Pólo do Teatro Religioso, é realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara.

Não deixe de prestigiar esse momento de tradição, cultura e fé. Vá ao Centro Histórico e faça parte deste belo espetáculo.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus