Cidades

09/11/2018 Reunião esclarece alterações em contrato de Consórcio de Saneamento Básico, em Monlevade

Na manhã de ontem (8), foi realizada reunião na Câmara Municipal com vereadores, representantes do Departamento de Águas e Esgotos (DAE) e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região Central – CISAB-RC a fim de esclarecer dúvidas a respeito do projeto de lei nº 1.054/2018, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre a ratificação da 2ª alteração do Contrato de Consórcio Público: Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico Região Central - CISAB RC. A reunião foi solicitada por iniciativa do vereador Thiago Titó (PDT).

O diretor geral do CISAB RC, Ananias Ribeiro de Castro, informou que as alterações foram necessárias devido à aumento de municípios consorciados e conveniados e, com isso, a necessidade de se adequar o consórcio para atuar como agência reguladora. Atualmente são 13 municípios consorciados, entre eles, João Monlevade, e outros nove conveniados ao CISAB RC.

Segundo Ananias, a atual versão do Protocolo de Intenções altera a finalidade do CISAB RC a fim de excluir as atividades de planejamento e prestação de serviços de saneamento básico, permanecendo apenas as atividades de regulação e fiscalização. Ele explicou que isso se deve ao fato de as atividades de prestação de serviços pelos municípios consorciados e conveniados serem desempenhadas pelas autarquias, ou seja, no caso de Monlevade, o serviço é prestado pelo DAE.

Já no que se refere às atividades de planejamento, Ananias disse que a mesma é indelegável e, por isso, é de total responsabilidade dos municípios. “É totalmente incompatível que uma mesma entidade preste um serviço e o fiscalize. Afinal, para regular e fiscalizar uma determinada atividade é preciso ser totalmente distinto e imparcial daquele que a pratica”, esclareceu.

Devido a essas alterações, Ananias salientou que foi necessária uma nova designação ao consórcio para Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG). O diretor geral do órgão também comentou que houve uma organização no quadro de funcionários para melhor atender ao consórcio e aos municípios. Outra importante alteração feita de forma detalhada diz respeito às taxas pagas pelos municípios consorciados, conveniados e que possuem concessão privada. De acordo com Ananias, as taxas possuem valores distintos conforme a adesão feita pelos municípios.

Por fim, Thiago Titó questionou se é a agência reguladora quem determina o reajuste da tarifa de água e como o município deve se proceder com relação a isso. Segundo Ananias, o consórcio realiza estudos que apontam a necessidade do reajuste e apresentam ao município, tendo o mesmo que colocá-lo em prática. Além disso, o CISAB orienta os municípios na redução de despesas e como controlar a inadimplência dos usuários.

Também estiveram presentes à reunião os vereadores Cláudio Cebolinha (PTB), Vanderlei Miranda (PR), Belmar Diniz e Gentil Bicalho (ambos do PT); o diretor geral do DAE, Cleres Roberto de Souza, José Geraldo Virgílio e Antônio Henrique Braga (funcionários da autarquia); o procurador jurídico do CISAB-RC, Leonardo Santos, e o representante da Procuradoria Jurídica do município, Alair Carvalho da Silva Júnior.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus