Cidades

09/10/2018 Defesa Civil de Ipatinga inicia conscientização para período chuvoso

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Defesa Civil do município, ligada à Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), iniciou na última sexta-feira (5) uma ação de conscientização dos moradores da cidade para adotar medidas preventivas quanto à chegada do período chuvoso. O primeiro trabalho é uma panfletagem nos semáforos e escolas, que continuará sendo desenvolvida pelo menos uma vez por semana, nos próximos 30 dias, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar.

Uma das orientações é direcionada especialmente aos residentes em áreas de encostas. Sendo observada qualquer rachadura ou abalo na estrutura da edificação, a recomendação é para que a Defesa Civil seja comunicada imediatamente. Haverá sempre uma equipe de plantão para atender urgências e emergências. Os telefones de contato da Defesa Civil são 3829-8475 e 199.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã, Amador Francisco da Silva Neto, comentou: “Agora que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) foi reativada, estamos ainda mais estruturados para que possamos atender bem todas as demandas do setor”.

Amador aproveita para pedir aos moradores da cidade atenção especial com as calhas, verificando sempre se elas estão desobstruídas, e orienta que de forma se cultive bananeiras em encostas, já que elas acumulam muita água, o que deixa o solo ainda mais encharcado, aumentando o risco de queda de barreiras. “Outro ponto importante é não efetuar cortes de árvores sem antes consultar a Defesa Civil”, acrescenta o secretário.

Climatempo

A Defesa Civil de Ipatinga tem uma parceria com o professor Ruibran dos Reis, meteorologista que mantém o site Climatempo e tem estado em permanente contato com a Prefeitura. Segundo Amador Francisco, por enquanto não há nenhuma previsão de chuvas além da média normal para o período do ano. “Por ora, isso nos tranquiliza um pouco, mas estamos atentos a qualquer anormalidade”, disse.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus