Cidades

19/07/2018 Projeto de Santa Bárbara é selecionado para Congresso Nacional de Saúde

Os melhores projetos, por região, serão premiados com R$10 mil. O 34º Conasems acontece de 25 a 27 de julho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, no Pará.

O projeto A prática da atividade física como instrumento de prevenção e promoção da saúde, desenvolvido por uma equipe da Secretaria de Saúde, será apresentado no 34º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, em julho, no Pará. O tema do evento é a A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde.

No evento, o projeto será apresentado na “15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, na área temática Promoção da Saúde. Este é um espaço, dentro do congresso, que dará oportunidade para divulgação de experiências bem-sucedidas de secretarias municipais de saúde de todos os estados. O objetivo é mostrar o Sistema Único de Saúde que dá certo, e partilhar conhecimentos capazes de trazer inspiração a profissionais de saúde e gestores.

Na ocasião, serão apresentados 40 trabalhos. Eles serão distribuídos em salas, com participação do público e de avaliadores. Haverá premiação para os projetos que mais se destacarem. Os melhores, por região, serão premiados com R$10 mil, os por estado terão registro em vídeo na próxima temporada do Webdocs Brasil, aqui tem SUS e os premiados por área temática e sala ganharão medalhas e certificados.

O evento será marcado pela celebração dos 30 anos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com a história da instituição e sua trajetória. Haverá, ainda, em virtude do ano eleitoral, a presença dos presidenciáveis, como objetivo de realizar um debate sobre as principais propostas dos gestores municipais do SUS.

O Congresso deve reunir mais de 5 mil pessoas, dentre gestores municipais de saúde, profissionais do SUS e de todas as esferas do governo, bem como representantes de instituições ligadas à saúde pública.

O projeto

O projeto da Prefeitura de Santa Bárbara envolve adultos, idosos, gestantes e crianças e foi idealizado com o objetivo de mobilizar a população para a prática de atividade física, como forma de prevenção a doenças.

A prática exitosa foi vencedora da primeira edição do Prêmio Saber - Quem Participa, Inova, ao concorrer com 19 projetos. O projeto ainda será apresentado no Congresso Mineiro 30 anos do SUS, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, em Belo Horizonte.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus