Cidades

17/05/2018 Sem repasse, Apae de João Monlevade pode fechar as portas. Prefeitura diz que situação será regularizada na próxima semana

José Geraldo Cota, presidente da Apae de João Monlevade.
José Geraldo Cota, presidente da Apae de João Monlevade.

Com mais de 200 pessoas assistidas e uma longa fila de espera, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, de João Monlevade, passa por problemas financeiros e pode fechar as portas, a afirmação é do presidente da instituição José Geraldo Cota.

A Apae é uma organização social sem fins lucrativos que presta serviços de educação, saúde e assistência social e depende de repasses governamentais para sua manutenção, além de contribuições da população e empresas.

Sem receber o repasse proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS), que é feito através do município de João Monlevade, a instituição vem sofrendo para custear as despesas. No momento a Apae está sobrevivendo basicamente de doações captadas através de telemarketing. “Hoje estamos sobrevivendo graças a doações, mas o valor não é suficiente para manter todos os custos. Infelizmente sem recurso não é possível funcionar e a Apae pode vir a fechar as portas. Nos meses que não recebemos os recursos provenientes do SUS, repassados através do município usamos a reserva que tínhamos, mas acabou” afirma José Geraldo Cota.

Prédio da Apae de João Monlevade
Prédio da Apae de João Monlevade

Procurada, a prefeitura de João Monlevade informou que a suspensão dos repasses se deu por exigência da Lei 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que instituiu um novo regime jurídico para parceria entre administração pública e as organizações da sociedade civil e que mudanças na lei exigiram adequações nos procedimentos internos da prefeitura e nos planos de trabalho das entidades. 

Ainda de acordo com a prefeitura, nessa sexta-feira (18), será publicado no Diário Oficial dos Municípios, as atas de ratificação autorizando os termos de colaboração entre o poder público e as entidades. Após a publicação, será assinado o convênio entre a administração municipal e as entidades e publicado um extrato da celebração desse convênio no Diário Oficial dos Municípios.

Conforme a administração municipal, até a semana que vem, todas as entidades terão seus repasses regularizados.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus