Cultura

08/05/2018 Projeto Contos Locais realiza lançamento oficial dos livros neste mês

Nos dias 16, 21 e 22, o Projeto Contos Locais realizará o lançamento oficial dos livros do projeto em Virginópolis (16), Divinolândia de Minas (21) e Guanhães (22).

Em Virginópolis, a solenidade será realizada às 18 horas do dia 16, na Escola Cenecista Virginópolis. No dia 21, em Divinolândia de Minas, às 18 horas, na Escola Municipal Tito Alves Pinto Júnior. Em Guanhães, o lançamento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, às 18 horas. Os exemplares serãos distribuídos gratuitamente, por meio da Secretaria Municipal de Educação de cada município.

O projeto que contemplou em sua primeira edição (2016) estudantes de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara, em 2018 chegou a Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas para incentivar adolescentes à leitura e contação de histórias, entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais.

Uma realização da MC Produção Ltda., a iniciativa é viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CENIBRA e apoio do Instituto CENIBRA, Superintendência Regional de Ensino e Prefeituras Municipais.

Dentre as etapas de realização estiveram o alinhamento com secretarias municipais de educação, a escolha das escolas participantes e professores envolvidos; Oficina de contação de histórias para os professores, ministrada por Bia Bedran; Seleção das histórias e produção de contos; apresentação dos livros com os contos produzidos.

"O escopo de trabalho proposto consistiu em produzir livros de contos com histórias de comunidades, a partir da pesquisa com moradores, realizada por adolescentes e professores dos municípios. Com isso, buscou-se promover o resgate da memória oral, linguagem e história, incentivando a leitura, valorizando, recuperando e registrando os costumes, tradições e personagens locais", declara Janaína Dantas, Coordenadora Pedagógica do projeto.

Para a produção destes livros, foi realizado um trabalho conjunto com professores das escolas municipais, que estimularam seus alunos à pesquisa por meio de atividades em sala de aula. Posteriormente os alunos foram a campo e pesquisaram junto a moradores, histórias, que foram transformadas em contos e reunidas em três livros. Os livros serão distribuídos gratuitamente gerando o resgate, registro e preservação da história local.

"A edição deste ano contará a ainda com uma novidade: para garantir acessibilidade e também proporcionar uma dinâmica diferente no relacionamento com o mundo dos contos, cada livro terá um CD com a narração interpretada dos contos. As histórias ganharam vida pela voz de Raquel Vieira, a atriz e contadora de histórias, Flora Manga. A leitura é instrumento de aprendizado e transformação. Acreditando nisso, o projeto Contos Locais foi concebido para além de promover um processo de autoconhecimento cultural dos municípios, integrando gerações mais novas com as mais experientes no ato de pesquisar fatos e causos regionais, estimular a leitura, a partir de um material rico." afirma Éderson Caldas, responsável pelo projeto.

Estímulo à Leitura

O Brasil é um dos dez países com mais alunos com baixo rendimento escolar em matemática, leitura e ciência, segundo relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, que avaliou a situação de 64 nações. Dos 2,7 milhões de alunos de 15 anos avaliados no Brasil, 1,4 milhão tinham dificuldades em leitura. Para romper o ciclo de baixo nível educacional, a OCDE recomenda que os governos identifiquem os estudantes com baixa performance e lhes ofereçam estratégias para a recuperação.

"O Projeto Contos Locais é um estímulo à leitura e um relevante instrumento de melhoria do rendimento escolar; uma vez que integra os alunos à atividade cultural a partir de um processo de identificação e regionalização" conclui Cristiano Augusto Lopes, escritor que transformou as histórias pesquisadas em contos extremamente atrativos.

Para Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da CENIBRA, patrocinadora do projeto, “apoiar a cultura é investir de forma efetiva no futuro, contribuindo de forma assertiva na valorização da identidade regional”, conclui.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus