Cidades

17/10/2017 Registro de casos de catapora preocupa Secretaria de Saúde em Timóteo

A Secretaria de Saúde de Timóteo, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde / Vigilância Epidemiológica, está adotando medidas para impedir o aumento do número varicela (Catapora). Para isso, foi elaborado um material informativo para distribuição nas Unidades de Saúde (UBS), Escolas e Creches. O panfleto traz informações sobre a doença, sintomas, formas de contágio e transmissão, além dos cuidados que devem ser tomados em relação às crianças.

Outra iniciativa da Secretaria de Saúde é organizar, em parceria com as creches, um cronograma para verificação do cartão de vacina das crianças atendidas em cada unidade, o que deve ocorrer a partir desta terça-feira (17). Para isso, os pais estão sendo chamados a enviarem o cartão de vacina de seus filhos para as creches.

Com o cronograma definido, a Secretaria de Saúde vai enviar um técnico para as entidades a fim de conferir o cartão de vacina de cada uma das crianças assistidas pelas creches. Em caso de necessidade de atualização das vacinas, os pais serão comunicados e orientados a levarem seus filhos às UBS a fim de receberem as vacinas pendentes.

Os Agentes Comunitários de Saúde também estão realizando busca ativa das crianças para a aplicação de doses. O público alvo estimado é de cerca de 460 crianças na faixa etária entre um ano e três meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A vacina contra a Varicela está disponível nas Unidades de Saúde do Alegre, Ana Moura, Cachoeira do Vale, João XXIII, Limoeiro, Macuco, Primavera, Sede e Timotinho.

Casos notificados

Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde aponta que este ano foram notificados quatro casos de varicela em Timóteo, sendo um em Janeiro e outros três agora entre setembro e outubro. Durante todo o ano passado foram notificados cinco casos da doença no Município, sendo dois em Agosto, um em outubro e dois em dezembro, meses que registram maior incidência da doença.

Mais conhecida como catapora, a Varicela é uma infecção viral aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de erupções cutâneas de aspecto avermelhado e com pequenas lesões na pele que, geralmente começam na cabeça e se espalham pelo corpo. Existem raras complicações que podem levar o paciente à hospitalização e até mesmo à morte. Em Timóteo um caso de óbito está sob investigação e todas as condutas estão sendo seguidas atendendo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus