Cidades

06/10/2017 Mudas frutíferas são furtadas de pomar urbano antes da inauguração, em Ipatinga

Das 84 mudas de laranja, limão e tangerina do Pomar Urbano que a Prefeitura de Ipatinga está implantando no bairro Veneza II, próximo à avenida Londrina, nada menos que 46 foram furtadas nesta semana. A Polícia Militar foi acionada na tarde desta quarta-feira (4) e o Boletim de Ocorrência foi lavrado pelo sargento José Sérgio, que atendeu à solicitação para agir em relação ao caso.

Trata-se do primeiro entre três Pomares Urbanos a serem criados somente neste ano pela atual administração. Ele seria inaugurado nos próximos dias, o que a ação dos vândalos retardou.

O espaço foi ocupado no contexto de um trabalho de recuperação ambiental que vem sendo realizado em várias regiões. A área fica na entrada do bairro, ao lado do antigo pontilhão de ferro, e está sendo cuidada para servir à comunidade local. A ideia é melhorar a arborização urbana, com o sombreamento para a população do entorno, além de proporcionar benefícios na composição do meio ambiente e fornecimento de frutas quando as mudas alcançarem a maturidade.

O terreno havia sido cercado para evitar a ação de animais, mantendo-se apenas um pequeno acesso para as pessoas.

Conforme o artigo 163 do Código Penal, Lei nº 2.848/40, a destruição do patrimônio público é crime tipificado, e o infrator está sujeito à pena de detenção de seis meses a três anos e multa, além da pena correspondente à violência praticada.

Para a criação dos pomares urbanos é feita a preparação do terreno com uso de adubos químico e orgânico. Também é usado o hidrogel a fim de se assegurar a umidade necessária para o desenvolvimento das mudas. Estacas são usadas para garantir a estabilidade das mudas.

“Se a população não ajudar a Prefeitura, fiscalizando e denunciando casos de vandalismo como este, o prejuízo acaba sendo de todos. O benefício da implantação do Pomar Urbano é voltado para toda a comunidade do bairro Veneza”, enfatiza o titular da Sesuma, Gilmar Luciano Alves. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus