Cidades

15/08/2017 Cemig investe cerca de R$ 400 mil reais em melhoria na rede elétrica de Barão de Cocais

A cidade de Barão de Cocais vai receber, até o fim deste ano, cerca de R$400 mil em investimentos da Cemig para a melhoria da rede elétrica do município. As obras realizadas incluem a instalação de dois religadores telecontrolados e a substituição dos cabos de média tensão por outros mais reforçados, o que aumenta a capacidade da rede e traz mais estabilidade ao sistema.

O líder de negócio da Cemig, Claudemiro Dantas Cunha, explica que os religadores automáticos são dispositivos que, ao detectar alguma falha no circuito, religam automaticamente o sistema sem a necessidade de uma equipe de eletricistas ser deslocada ao local. “O equipamento facilita ainda as manobras operativas quando há falta de energia, diminuindo o tempo da interrupção”, disse Claudemiro.

O reforço nos cabos de energia, além de aumentar a confiabilidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica, torna o circuito apto a receber novas cargas e melhora a qualidade da energia fornecida na região.

Interrupções Programadas

Para realizar essas intervenções no sistema elétrica, algumas vezes, é necessário interromper o fornecimento de energia por motivo de segurança dos trabalhadores que vão executar o serviço. Só na região de Barão de Cocais, a empresa já realizou 267 obras, só durante o primeiro semestre do ano. O tempo de duração de uma interrupção programada e seu horário variam. Claudemiro Dantas Cunha explica que o tipo de serviço e o local da obra influenciam bastante. ”A instalação de um religador, por exemplo, pode levar de quatro a seis horas, caso seja necessária a troca do poste, o que depende de onde a obra será executada. Esse é um tipo de serviço complexo e que exige muito cuidado e atenção”, esclareceu Claudemiro.

Antes de executar qualquer serviço de melhoria ou manutenção em que seja necessário um desligamento, a Cemig precisa avisar os clientes que serão atingidos. A Cemig faz isso por meio de anúncios nas rádios, dias antes da intervenção. Os consumidores com equipamentos indispensáveis à vida são comunicados também por escrito. Claudemiro, contudo, ressalta que a melhor maneira de o cliente se informar sobre os desligamentos programados da Cemig é por meio do cadastro de e-mail no Cemig Atende localizado no site da empresa. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus