Cultura

15/07/2017 Circuito Liberdade apresenta a sua programação de férias para crianças

O Circuito Liberdade traz uma programação especial para este tradicional mês das férias escolares. Os espaços têm uma agenda recheada com atividades gratuitas, que incluem oficinas, visitas guiadas, espetáculos, atrações com música, artes cênicas e ciências. Tem dia, por exemplo, para aprender sobre samba e tocar viola, tem brincadeira com cristais - que ensinam também -, capoeira e atividades em braille.

A meninada pode criar games e construir engenhocas, aprender sobre grandes navegações e geografia humana ou simplesmente curtir uma tarde de brincadeiras. As ações são voltadas para crianças de todas as idades, durante todos os dias da semana. Além do calendário especial de férias, os equipamentos do Circuito Liberdade têm atividades permanentes, que podem ser exploradas pelas crianças durante todo o ano e também no mês de julho.

Um dos destaques é o "Ateliê Aquarela: construção de mapas", programado para o dia 20 de julho (quinta-feira), inspirado na exposição “Cartografar, desenhar e pintar Minas Gerais”, com utilização de técnicas da pintura em aquarela. As vagas são limitadas e é necessário fazer inscrição prévia. Outras informações podem ser obtidas aqui.

Já o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal - criou o projeto "Férias no Museu". A partir dele, as crianças podem participar de dinâmicas, contação de histórias, oficinas e brincadeiras. As atividades ocorrem, de 19 a 29 de julho, de terça a sábado, em horários diversos, abordando a temática do museu de forma leve e descontraída.

A entrada é gratuita e, para participar, basta apresentar-se na recepção do espaço. As vagas são limitadas, sujeitas à lotação do espaço. Cabe ressaltar que menores de 13 anos deverão estar acompanhadas dos seus responsáveis, que poderão participar das atividades com as crianças. Mais informações: clique aqui.

Outra opção está no setor Educativo do Memorial Minas Gerais Vale, que preparou várias oficinas divertidas para a meninada. Na programação, destaque, por exemplo, para a "Oficina Inventação”, que propõe a construção de um dos brinquedos mais antigos da história da humanidade, ou ainda a curiosa “Plantando vozes e cultivando gestos”. Para participar, basta se inscrever pelo telefone (31) 3343-7317 e aproveitar. As vagas são limitadas.

E atenção também para o domingo (16/7), data em que, às 11h, haverá a apresentação "Na Roda - Espetáculo Brincante", com Maria Cutia. A opereta infantil reúne música e palhaços interagindo com o público. No repertório, as canções do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas Gerais. A entrada é gratuita, sujeita a lotação e retirada de senhas uma hora antes do evento. A apresentação faz parte do projeto permanente do Memorial "Eu, criança, no museu" . Acesse este link para saber mais.

Mais atrações

A programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG terá outras atividades relacionadas à Astronomia, além das que já fazem parte do projeto. O Planetário ganha nova sessão, “Da Terra ao Universo (2016)”, e também terá exibições diárias para o público infantil, sempre às 11h.

Já às quartas-feiras e aos sábados, ocorre a oficina “Teatro dos Planetas”, na qual os visitantes usam o próprio corpo para representar os planetas, seus movimentos e posições. O público também aprenderá os princípios básicos da luz na oficina "Espectroscópio", que acontece todas as terças e sextas-feiras, às 15h. O nome é complicado, mas o instrumento fundamental para o estudo da luz pode ser feito com materiais simples. A oficina é gratuita e os interessados devem retirar bilhete na recepção do Espaço.

Dentro da programação permanente, o equipamento tem o Planetário ( Inteira: R$ 6 – Meia: R$ 3) e o Terraço Astronômico, com entrada gratuita. Durante as férias, haverá também a Mediação Coletiva, um passeio gratuito para revelar como diferentes saberes se complementam e mostrar como o ser humano é diverso. Confira mais detalhes aqui.

As crianças podem, anda, entre os dias 19 e 31 julho, visitar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH). A programação do espaço oferece teatro, exposição e muitas atividades com o Programa Educativo.

Um dos destaques é a curiosa exposição "O Corpo é a Casa", do artista austríaco Erwin Wurm, inédita no Brasil. Ela poderá ser vista a partir da próxima quarta-feira (19/7) e vai até 18 de setembro. Na mostra, as obras utilizam um deslocamento de elementos do cotidiano para a arte. Casas, carros, roupas e alimentos são retratados num contexto inesperado e engraçado, como uma residência obesa, um vaso sanitário magro, uma salsicha cheia de personalidade e um carro acima do peso.

As ações de “Férias com Educação Financeira” são gratuitas – as senhas são limitadas e distribuídas 30 minutos antes de cada atividade. Vale lembrar que, além de todas as atividades descritas acima, o CCBB Educativo oferece horários de visitas agendadas para grupos, que podem ser marcadas pelos telefones (31) 3431-9440 e (31) 3431- 9441. Para saber mais sobre a programação do CCBB -BH, clique aqui.

Clique aqui para acessar a programação completa do Circuito Liberdade para as férias.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus