Cidades

17/05/2017 Prefeitura de Catas Altas elabora projeto para criação de bolsas de estudo

A Prefeitura de Catas Altas enviou para a Câmara, no último dia 15 de maio, um projeto de lei para criação do programa ?Você na Universidade?.

 A Prefeitura de Catas Altas enviou para a Câmara, no último dia 15 de maio, um projeto de lei para criação do programa “Você na Universidade”.

De acordo com o programa, os estudantes do ensino superior terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 800 para ajudar no custeio das mensalidades em instituições particulares. Além do auxílio para quem já começou o curso, o projeto tem a intenção de incentivar os jovens de escolas públicas que querem ter uma profissão, mas não têm condições de arcar com as despesas decorrentes de uma graduação privada.

“Uma vez que não temos universidades em Catas Altas, nem pagas e nem gratuitas, e por concordarmos que os valores das mensalidades, muitas vezes, fogem da realidade de nossos jovens, esse programa tem como objetivo incentivar nossos estudantes a terem acesso à educação e a se profissionalizarem. Os gastos com a mensalidade, somados aos com o transporte e até com alimentação, acabam desestimulando o acesso ao ensino superior. Nós queremos acabar com isso. Queremos que todos tenham oportunidade de se formar”, destaca o prefeito José Alves Parreira.

Para fazer pleitear o benefício, o aluno precisa, entre outros critérios, estar cursando sua primeira graduação; frequentar um curso que tenha duração mínima de seis semestres; ter concluído o ensino fundamental e médio na rede pública ou na rede particular, desde que com bolsa de estudo de 50%; ter frequentado a rede pública de ensino de Catas Altas por, pelo menos, 50% de sua vida escolar; comprovar renda per capita de, no máximo, um salário mínimo; não ser beneficiário de qualquer programa do Governo Federal voltado para a educação superior; ser residente no município nos últimos dez anos.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus