Cidades

25/04/2017 Prefeitura de Barão de Cocais realiza 8ª Conferência de Saúde

Aconteceu na última quinta-feira (20), em Barão de Cocais a 8ª Conferência de Saúde, com presença do secretário de saúde, Edson Adão, Hernane Duarte (obras) e Camila Ângelo, (Fazenda, Desenv. Econômico, e Planejamento), respectivamente.

O encontro realizado no salão paroquial, teve presença dos vereadores, Lucio Pastor e Sebastião E. Santos, além de Agentes de Saúde, Servidores Públicos, Membros do Conselho M. Saúde, representantes dos bairros e comunidades eleitos nas pré conferencias realizadas anteriormente, além de representantes da sociedade civil. (O Prefeito Décio G. Santos e seu Vice Dr. Lourival Ramos, não compareceram por motivos de compromissos anteriormente já marcados), mas foram representados por seus secretários municipais).

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde BC, a 8ª Conferência teve como tema básico “ Vigilância em Saúde: Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, e o tema Municipal: “Saúde Bucal: Trajetória e desafios para conquistas da integralidade do serviço”. Além do temário central a conferência teve como subtemas: “Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Sanitária, Saúde da Mulher e Bucal”.

O evento teve por finalidade, reorganizar o modelo de atenção á saúde, através da discussão dos desafios que a área tem enfrentado no município, e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde, e elaboração de propostas a serem enviadas para as etapas estadual, (de 28 a 30/09) e Federal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no mês de novembro, com local ainda a ser definido.

Para o secretário de saúde BC, a conferência possibilita conhecer as necessidades de saúde do município: “... tanto as pré-conferências, quanto a conferência municipal são importantíssimas, pois são capazes de fazer um diagnóstico da situação atual da saúde em nosso município. Foi muito gratificante ver o grande número de pessoas presentes a conferência. A participação das população é indispensável nesse processo, pois ela é o ‘termômetro’ da realidade da saúde”, afirmou Edinho.

Odontológa, Dra. Helenice Silvestre, que também é Coordenadora de Saúde Bucal da prefeitura, ministrou palestra falando da importância e necessidade da integralidade do serviço na atenção especializada.

“...necessitamos oferecer à população um serviço de saúde bucal integral, de forma que o usuário , quando necessitar, tenha acesso ao tratamento endodôntico (canal), e periodontal, (odontopediátrico) ou de cirurgias maiores", destacou Helenice.

A nova Diretora Administrativa do Hospital M. Waldemar das Dores, Dejanira Borges , falou sobre “Vigilância em Saúde, direitos , conquistas e defesa de um SUS público e de qualidade”.

“...uma conferência de saúde permite reunir o cidadão em busca de caminhos e alternativas para uma saúde pública de qualidade. “É muito importante a participação popular como acontece aqui hoje, quando a sociedade se organiza, participa, e o poder público também se mobiliza, essa união faz com que mudanças aconteçam, e pra melhor”, enalteceu Dejanira.

Ao final, propostas foram apresentadas e escolhidas para serem encaminhas a conferência estadual, como também eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, para o quadriênio 2018/2021, e que tomarão posse em janeiro do próximo ano.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus