Cidades

25/04/2017 Acimon e Consep Setor 1 recebem comando da Polícia Militar

A Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade, (Acimon), e o Conselho Comunitário de Segurança Pública de João Monlevade (Consep), Setor 1, receberam na manhã dessa quarta-feira (19), na sede da entidade, o major André Pedrosa do Rosário, comandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente de João Monlevade, o capitão Filipe Gaigher, subcomandante, e o tenente Marcelo Oliveira Martins.

De acordo com o presidente do Consep Setor 1, Saulo Amaral do Nascimento, o objetivo do encontro foi conhecer melhor a dinâmica do trabalho realizado pela Polícia Militar e identificar suas maiores necessidades para manter a infraestrutura e operacional. “Quero deixar bem claro que o Consep está aqui à disposição para ajudar”, enfatizou.

O comandante relatou que a 17ª Companhia é responsável pela segurança em 10 municípios da região: Monlevade, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba, Alvinópolis, São José do Goiabal, Dionísio, Bela Vista de Minas, Nova Era, Dom Silvério, Sem Peixe. E que, no caso de João Monlevade, sua área de atuação da PM foi dividida em três setores. O Setor 1, onde atua o Consep Setor 1, é responsável pela região central (comércio e repúblicas estudantis), o Setor 2 abrange os bairros nas imediações do Posto da Rede Graal, e o Setor 3 engloba os bairros próximos à Arcelor Mittal (faculdades e repúblicas). “Sentimos muita dificuldade no Setor 1, onde são registrados o maior número de incidências de roubos de celulares. Equipamento bastante visado pelo fato de estar sempre às mãos do cidadão nas ruas e ter valor”, informou o major André Pedrosa. Para ele, a incidência é maior devido à ação dos pequenos infratores e, por isso, surge a necessidade de uma campanha junto à comunidade. “Vamos orientar o cidadão, para que ele evite se tornar uma vítima desses infratores. Principalmente em pontos de ônibus ou andando distraidamente pelas ruas”, diz ele.

Dentro da campanha educativa, ainda haverá ações nas mídias por meio de parcerias para divulgação em outdoors, busdoors e inserções em rádios e outros veículos de comunicação. As mídias sociais também serão largamente utilizadas pela polícia, segundo o major. No caso do Whatsapp, já estão sendo disparadas mensagens com chamadas que despertam a atenção do receptor, acompanhadas de imagens instrutivas. “Estamos tentando utilizar policiais à paisana para abordagens às pessoas e as orientando sobre como se protegerem dos pequenos infratores, além de especializar os policiais atuantes no Setor 1 e o próprio Consep Setor 1. E também do Setor 2 e 3”, contou o major.

Na opinião do gerente da Acimon, Iarlei Quintão Fraga, campanhas educativas e o próprio trabalho da PM de patrulhamento, seja motorizado ou não, são de suma importância para levar à população o clima de paz e segurança. “Com os policiais nas ruas, as viaturas e motocicletas circulando, já haverá a inibição natural do número de incidências e até reincidências de crimes no centro comercial”, garante ele. O comandante concordou com a sua colocação e informou que no próximo dia 28, serão formandos 240 novos policiais em Ipatinga, sendo uma parte deles inseridos no efetivo da PM monlevadense. A notícia deixou os presentes muito satisfeitos.

Veículos em estado de baixa
Dentro das necessidades levantadas pelo major André Pedrosa, está a mais urgente em sua opinião, que seria voltar para as ruas com os veículos que no momento se encontram em estado de baixa (parados), por falta de manutenção. Segundo ele, os veículos que em sua maioria já estão rodando há cinco anos ou mais, já sofrem depreciação natural. Mas que as peças não, e para isso é preciso que os recursos voltados para o serviço de manutenção acompanhem esse reajuste do mercado de autopeças. “Nosso maior gasto hoje é com manutenção. As motocicletas já são mais fáceis de dar a manutenção, por terem um custo mais barato. Já as viaturas são complicadas. No momento, possuímos três a quatro veículos de grande porte baixados por isso”, lamentou ele.

Em seguida, o membro do Consep Setor 1, Hamilton Siqueira, sugeriu que a PM passasse para o conselho uma relação desses veículos rebaixados, o motivo, e como sanar o problema. A ideia é que o Consep Setor 1 consiga abrir uma conta e angariar verbas que possam ser destinadas, no primeiro momento, para a manutenção desses veículos, permitindo que os mesmos voltem à ativa.

A Acimon é parceira e grande incentivadora do Consep Setor 1, com cessão de sala para realização de reuniões do conselho e demais apoios necessários ao sucesso de suas ações no município.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus