Cultura

06/12/2016 Livros resgatam história oral de A çucena, Belo Oriente e Santa Bárbara

No dia 8 de dezembro, às 15 horas, no Parque Multifuncional de Belo Oriente será realizado o lançamento dos livros do Projeto Contos Locais. Na ocasião, além da fala de autoridades presentes, representantes da CENIBRA, haverá uma apresentação cultural, com interpretação de alguns contos presentes nos livros.

O Projeto Contos Locais tem como objetivo incentivar adolescentes à leitura e contação de histórias, entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais. O escopo de trabalho proposto consistiu em produzir livros de contos com histórias de comunidades, a partir da pesquisa com moradores, realizada por adolescentes e professores dos municípios de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara. Com isso, buscou-se promover o resgate da memória oral, linguagem e história, incentivando a leitura, valorizando, recuperando e registrando os costumes, tradições e personagens locais.

O Projeto é uma realização da MC Produção Ltda, viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à cultura – Lei Rouanet (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), com patrocínio da Celulose Nipo-Brasileira S.A. – CENIBRA e apoio das respectivas prefeituras municipais. A produção executiva é de Éderson Caldas, Coordenação Geral e Produção de Texto, Cristiano Augusto Lopes, Coordenação Pedagógica e Assistente de Produção, Janaína Dantas Barbosa Lopes, Assessoria de Comunicação, Rudson Vieira, elaboração de Prestação de Contas: Marilda Lyra e Contador: Adilson Mariano. Apoio: Instituto Cenibra, Prefeitura de Belo Oriente, Prefeitura de Açucena, Prefeitura de Santa Bárbara.

“Parcerias assim contribuem para o fortalecimento da cultura regional”, avalia Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da CENIBRA, patrocinadora do Projeto. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus