Cultura

08/11/2016 Exposição Memorial Itinerante - Africanidades acontece na Fazenda do Pontal

Nesta segunda-feira (7), Itabira recebe o Memorial Itinerante – Africanidades. A abertura oficial aconteceu na Casa do Aprender – Fazenda do Pontal, onde a exposição gratuita permanece até o dia 9 de dezembro. A Prefeitura de Itabira é parceria neste evento, que pretende ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira.

A exposição é levada para cidades onde a Vale tem atuação. Em Itabira, chegou por meio da Casa do Aprender. A exposição temporária é composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Vale que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais. A iniciativa inclui exposições em painéis, equipamento audiovisual e peças de acervo, além de um programa de formação em relações étnico-raciais para profissionais da área de educação e cultura.

A Secretaria Municipal de Educação Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos e o Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Rodrigo Pinto de Alcântara participaram da abertura da exposição. Ambos ressaltaram a importância do tema e convidaram a população a visitar e interagir com os espaços que representam um olhar das raízes de cada um. “A educação extrapola o ambiente escolar e sermos parceiros de um trabalho como este para nós é muito importante. Proporciona uma viagem pela educação, arte e cultura. É um presente para Itabira e espero que as pessoas e principalmente, as escolas aproveitem essa oportunidade”, enfatizou Luciane Ribeiro.

A mostra estará aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados, domingos e feriados das 10h30 às 16h30.

Projeto premiado
O projeto Memorial Itinerante recebeu o 1º lugar no edital de educação do Ibermuseus, que visa ampliar a capacidade educativa dos museus e do patrimônio cultural. O programa é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e da museologia.

Além de Itabira, já receberam o projeto as cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba e Barão de Cocais.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus