João Monlevade deu um passo histórico na educação com o início das obras de construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e a vice-prefeita Dorinha Machado (MDB), acompanhados do assessor de governo Cristiano Vasconcelos, do chefe de Gabinete Gentil Bicalho, diretor-presidente da Fundação Parque do Areão e Áreas Verdes Samuel Domingos e da secretária de Educação Alda Fernandes, receberam os vereadores Carlinhos Bicalho (PP), Thiago Titó (MDB), Belmar Diniz (PT), Maria do Sagrado (PT), Leles Pontes (Republicanos), Sassá Misericórdia Cidadania), Alysson Enfermeiro (Avante) e Marquinho Dornelas (Republicanos) em uma reunião no auditório da Prefeitura, juntamente com a comissão de implantação do IFMG, formada por Leonardo Paiva Barbosa, Ingrid Machado e Nelis Silva.
Na ocasião, o prefeito destacou a relevância do momento. “Poucos municípios no país têm o que temos hoje: duas universidades públicas e gratuitas e, agora, o Instituto Federal com oferta de cursos técnicos. É um sonho que se concretiza, fruto da colaboração de todos. O IFMG chega para ampliar as oportunidades e transformar vidas em João Monlevade,” afirmou Dr. Laércio.
O novo campus ofertará, já no próximo ano, cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Planejamento e Controle da Produção.
A vice-prefeita Dorinha Machado reforçou o sentimento de união e gratidão. “Sou muito feliz em participar do governo do Dr. Laércio e testemunhar o apoio dos vereadores, que aprovaram a cessão da Escola Jenny Faria para o funcionamento provisório do IFMG. Esse gesto vai permitir que as atividades já comecem a partir de fevereiro de 2026,” destacou a vice-prefeita.
Após o encontro, a comitiva se dirigiu ao Parque do Areão Leonardo Diniz Dias, local onde está sendo construído o campus. Lá, acompanhados de uma equipe técnica, conheceram a planta do projeto do restaurante estudantil que já começou ser executado. No mesmo espaço também será erguido o bloco didático, estruturando a base inicial de funcionamento da instituição. Em seguida, todos se dirigiram ao Jenny Faria, para verificação das obras necessárias para o início do funcionamento em fevereiro.
A implantação do IFMG em João Monlevade representa mais um avanço para a educação e para o desenvolvimento do município, fortalecendo a formação técnica e criando novas oportunidades para a população.