Economia

15/11/2022 Investimentos além da caderneta de poupança

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

A caderneta de poupança tem sido historicamente o destino das economias dos brasileiros. Tanto que, para a maioria de nós, ela sempre foi sinônimo de investimento. A "poupança", como é mais conhecida por aqui, tem um rendimento de 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial), tendo acumulado ganhos em torno de 8,29% nos últimos 12 meses.

Apesar de não ser muito lucrativo para a realidade econômica brasileira, aplicar dinheiro na poupança é, com certeza, uma opção melhor do que guardar o dinheiro debaixo do colchão. Porém, existem outras opções para quem quer fazer seu dinheiro render um pouco mais.

As alternativas dependem de diversos fatores, tais como:

  • o valor que você tem para aplicar;
  • o rendimento que você espera receber;
  • o prazo em que você espera resgatar;
  • o risco que você está disposto a correr.

Considerando essas variáveis, é possível optar entre os fundos de renda fixa, o Tesouro Direto ou mesmo investir através de corretoras de forex no mercado de câmbio, considerado o maior mercado financeiro do mundo. Essas transações podem ser feitas por meio de diversas plataformas seguras e de fácil acesso. As opções são as mais variadas e cabe a cada um avaliar o que mais se adequa às suas circunstâncias.

Fundos de renda fixa

São as aplicações mais básicas do mercado financeiro, sendo a opção de entrada para quem quer rendimentos maiores do que os da poupança. Possuem baixo risco e alta liquidez, ou seja, o dinheiro estará sempre disponível quando você precisar resgatá-lo.

Existem diversos tipos de fundos de renda fixa, tais como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). Os rendimentos desses fundos têm sido bastante atraentes, chegando a 11,66% ao ano, conforme apurado pelo site Valor Investe.

Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

Tesouro Direto

É a compra e venda de títulos públicos diretamente pelo investidor. Por esse motivo, as taxas de administração do Tesouro Direto são bem menores do que as dos fundos de renda fixa, o que se reflete no aumento da rentabilidade.

O rendimento líquido do Tesouro Selic, um dos mais vantajosos dessa modalidade, chegou a 11,30% ao ano, ainda segundo o site Valor Investe, ficando bem acima da poupança no mesmo período.

Day Trade

É a compra e venda de ativos, principalmente ações, em operações de curto prazo, geralmente no mesmo dia. Uma variação desse investimento é o swing trade, o qual é realizado em períodos de vários dias entre a compra e a venda. A rentabilidade depende do volume de recursos disponíveis para investir e da habilidade do trader em identificar os melhores momentos de negociar cada um dos papéis.

Por meio de uma plataforma chamada de home broker, é possível realizar aplicações manualmente ou programar as compras e vendas de acordo com critérios estabelecidos pelo investidor.

Essas são apenas algumas das opções para quem quer ir além da caderneta de poupança. Para explorar esse assunto mais a fundo, além dos conselhos de especialistas em investimento existem cursos, muitos deles gratuitos, que ensinam os detalhes para melhorar as suas habilidades em investimentos e transações.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus