O crescimento do entretenimento digital, do e-commerce e de outros serviços 100% online estão a mudar a rotina das pessoas. Um exemplo disso é o método de pagamento mais utilizado em diferentes países, seja na Europa ou até mesmo na América Latina. As carteiras digitais estão a ganhar espaço, enquanto os cartões de crédito oferecem cada vez mais facilidades para continuarem como a opção mais usada. O objetivo é fazer do pagamento algo mais fácil e seguro para todos.
Uma pesquisa divulgada em 2019 já mostrava essa tendência de uso de serviços digitais para os pagamentos. Em Portugal, assim como em outros países europeus, os bancos digitais ganharam espaço e causaram impacto nesse meio. Um bom exemplo é o ActivoBank, o serviço de finanças totalmente online do Banco Millennium. Ele não só acabou com muitas burocracias, como também começou a oferecer pagamentos digitais com a aplicação. Uma inovação importante realizada nos últimos cinco anos.
Assim, as carteiras digitais começaram a ser mais conhecidas e usadas pelos europeus. Na Dinamarca, por exemplo, essa tecnologia ocupa o primeiro lugar no ranking de métodos de pagamentos mais usados no país. Cerca de 26% das transações de lá são feitas com uma carteira digital. Uma percentagem que superou a compra no débito, uma antiga preferência dos dinamarqueses. É possível ver uma tendência que ocupa alguns países, que deve se espalhar para o resto do mundo.
Em outros países, como a Holanda, o uso das carteiras digitais não é tão comum. Porém, a transferência bancária já ocupa quase 60% da preferência no momento de realizar uma transação comercial. A ideia de fazer uma transferência usando uma app, sem qualquer burocracia, está a ganhar espaço por lá. Ou seja, a ideia é oferecer serviços mais simples e fáceis, justamente para fazer do pagamento algo mais simples.
Cartão de crédito em alta na América Latina
Os países na América Latina, sobretudo o Brasil, não estão seguindo essa tendência das carteiras digitais ou das transferências bancárias. Neste caso, as compras e o uso de outros serviços continuam sendo pagos com cartões de crédito. Enquanto no continente a percentagem passa dos 45%, em território brasileiro esse método é o preferido de 60% das pessoas. Ou seja, é uma tendência que não deve perder força tão cedo, pois faz parte da cultura regional.
Alguns serviços online estão até adaptados a isso. Por exemplo, na lista de melhores casinos online, disponível no site VegasSlotsOnline, quase todos oferecem o cartão de crédito como forma de pagamento. Assim, a pessoa interessada em apostar online, seja no pôquer ou nas slots machines, pode realizar um depósito usando o cartão de crédito. Alguns sites oferecem até bônus e ofertas para esse método de pagamento.
Os serviços de streaming seguem a mesma tendência, com quase todos também usando o cartão de crédito como principal meio de pagamento. Isso mostra que é uma cultura, onde o uso do cartão ainda é maior que outros métodos de pagamento. Afinal, com o uso da tecnologia, é cada vez mais fácil pagar com um cartão de crédito. Entretanto, no Brasil, o crescimento do Pix promete mudar isso no futuro, pois é um método que tem feito muito sucesso no setor financeiro.
Carteira digital mais inovadora
Algumas empresas que atuam neste setor, como a PayPal, tem buscado colocar a carteira digital em mais uso também na América Latina. Entretanto, esse é um desafio complicado, sobretudo em locais onde a economia e o acesso à internet são mais restritivos. O objetivo é conseguir sair da casa dos 10% e conquistar um público maior que use carteiras 100%.
Um caminho que faz sentido apostar, pois essa parece ser uma tendência atual. Os métodos de pagamento estão se diversificando, seja com o uso de criptomoedas ou até mesmo com tecnologias mais inovadoras. O desafio é fazer isso mudar em diferentes países, inclusive na Europa que oferece culturas e setores financeiros com características diferentes.
Portugal é um bom exemplo para isso, pois o uso do multibanco é algo comum até hoje. Entretanto, é inegável que as novas tecnologias estão a mudar isso. Os métodos de pagamento estão ficando mais fáceis, além de intuitivos, para ajudar não só a pessoa que compra o serviço, mas também quem vende. A facilidade em confirmar um pagamento, inclusive via internet, pode ser um fator decisivo para o cliente levar aquele produto no carrinho. A carteira digital é a tecnologia com esse potencial.