Segundo a pedagoga, elogiar uma criança proporciona a ela a oportunidade de expandir seu potencial e funciona como incentivo para os estudos
Elogiar é algo que deve ser feito de forma verdadeira. Quando não é ou só é feito para agradar não causa nenhum efeito. É preciso deixar muito claros os motivos pelos quais a criança está sendo elogiada, com base em ações e atitudes concretas. As palavras são da pedagoga Bruna Duarte Vitorino, com mais de 15 anos de experiência na área de educação e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon.
Uma das formas para isso é incentivá-lo e mostrar que tem capacidade para conseguir sozinho. Uma técnica interessante não somente utilizado para o estudo, mas no dia a dia, pode ser atuar com metas e objetivos.
Por exemplo, depois de falar para uma criança guardar os brinquedos após o uso, elogie os esforços e por ter se dedicado para realizar a ação. “A criança fez as tarefas da escola no horário combinado? Diga que ficou orgulhosa por ter realizado dentro do prazo estipulado”, diz Bruna. Ainda segundo a pedagoga, este tipo de atitude ajuda a direcionar o que é esperado e ao mesmo tempo transmite segurança para a criança de que ela é capaz, ao mesmo tempo, faz com que ela vá entendendo os pontos que precisa melhorar, mas que com dedicação, ela consegue.
Confira cinco pontos para poder elogiar corretamente:
1. Encontre pontos concretos. Elogie a ação da criança, e não somente traços da sua personalidade.
2. Não deixe para depois. Faça o elogio quando a boa ação acontece.
3. Evite palavras desnecessárias. Para ser bem compreendido não é preciso fazer grandes discursos.
4. Sempre compare a criança com ela mesma, e não com outras crianças, para que ela perceba seus próprios avanços.
5. Elogie com amor e cuidado. As crianças percebem quando são elogiadas verdadeiramente.