Especialista cria guia rápido e explica as causas do ressecamento e alerta para os hábitos que prejudicam a região
Com a chegada do inverno e a mudança brusca do clima, nosso corpo pede por cuidados especiais. Entretanto, não é só a pele e os pés congelados que sofrem transformações, os lábios também pedem atenção.
De acordo com a dermaticista Patrícia Elias, diversos fatores influenciam o ressecamento dos lábios, como o vento, poluição, saliva, uso constante de ácidos na pele, pouca ingestão de água, entre outros. “Isso acontece porque quando não hidratamos a boca, a sensibilidade aumenta. Ao entrar em contato com a saliva, que possui pH ácido e enzimas digestivas, a pele dos lábios fica extremamente ressecada ao ponto de ocasionar fissuras e até mesmo sangrar”, explica.
A especialista preparou um guia rápido com 5 dicas simples para ajudar a lembrar dos passos mais eficazes na hora do tratamento dos lábios durante o frio. Confira:
1- Os lábios são uma semimucosa que revestem a boca, portanto, a esfoliação deve ser feita a cada 15 dias para remover as células mortas. Mais que isso não é recomendado.
2- Evitar passar a língua nos lábios constantemente para não agravar o ressecamento.
3- Beber ao menos 2 litros de água por dia para ajudar na hidratação do corpo.
4- Evitar morder e arrancar a pele dos lábios. Isso pode criar uma fissura na região, ocasionando aftas e infecções, além da dor desconfortante.
5- Procurar por produtos espessos e pastosos, como manteiga de cacau ou glicerina para regenerar e hidratar a pele.