A maioria dos proprietários de pequenas empresas concorda que os mercados online impactaram positivamente suas vendas, de acordo com uma pesquisa da Manta.
Quase 70% dos proprietários de pequenas empresas entrevistados afirmaram que os mercados como o Amazon e o eBay os ajudaram a aumentar as vendas.
Enquanto cerca de 30% acreditam que tiveram um impacto negativo. A maioria das pequenas empresas (81%) acredita que vender pela internet é fundamental para o sucesso de suas empresas, mas a maioria depende de seus próprios sites como um canal de comércio eletrônico.
Sessenta e seis por cento das pequenas empresas vendem produtos por meio de seus próprios sites, 24% vendem na Amazon e 22% vendem no eBay.
Vender online: A importância do digital para pequenos negócios
Com a concorrência entre os mercados aumentando, alguns mercados estão tornando mais difícil para os vendedores serem lucrativos como comerciantes de terceiros.
Em um esforço para aumentar a lucratividade do frete, mantendo os custos de frete e as taxas Prime baixas para os clientes, a Amazon recentemente aumentou as taxas de frete para os fornecedores de bens de consumo.
Além disso, a Amazon recentemente promulgou uma política de devoluções automáticas para os comerciantes da Amazon para tornar a experiência de devoluções mais consistente para os compradores; o recurso reembolsa automaticamente os clientes sem exigir que eles devolvam o produto.
No entanto, muitos mercados oferecem vários serviços que podem ser benéficos para os comerciantes.
Vender através de um mercado pode fornecer às pequenas empresas ferramentas e oportunidades que normalmente são inacessíveis aos varejistas com menos recursos. As pequenas empresas devem assegurar-se de que têm conhecimento de todos os recursos que esses mercados oferecem e tirar o máximo proveito deles.
Por exemplo, a mídia social é um canal cada vez mais importante para os varejistas, de modo que os comerciantes que não aproveitam os recursos de compras do Instagram estão perdendo um segmento em rápido crescimento.
Enquanto isso, 99% dos compradores dizem que o rastreamento de pedidos é importante para eles, então os comerciantes do Shopify poderiam incentivar os clientes a usar o aplicativo Arrive, o que poderia possivelmente aumentar a satisfação do cliente.
Beneficiar dos mercados online
Vamos dar uma olhada em como as pequenas empresas podem se beneficiar dos mercados online.
1 - Relação custo-eficácia
Esta é uma das principais razões pelas quais as pequenas empresas gravitam para os mercados em linha.
Vender em um mercado on-line é relativamente mais barato do que criar um site separado para o seu negócio como toda a infra estrutura de comércio eletrônico e do tráfego já estão lá.
Tudo isso permite que você se concentrar em melhorar seus produtos em vez de se preocupar com a criação de uma loja on-line e trazer clientes.
2 - Maior alcance do cliente
Os mercados registam normalmente um volume de tráfego significativamente superior ao dos sítios Web propriedade dos retalhistas.
Veja Flipkart e Amazon, por exemplo, eles experimentam uma enorme quantidade de tráfego. Em mercados online, seus produtos são mais propensos a atingir mais clientes, que podem não ter sido expostos à sua marca de outra forma.
Além disso, os millennials são muito mais propensos a usar um mercado online em vez de sites de marcas, o que significa que as pequenas empresas têm a oportunidade de colocar seus produtos na frente dos principais grupos demográficos antes da concorrência.
3 - Ajuda em branding
Quando se é uma pequena empresa em crescimento, torna-se bastante difícil distinguir-se da concorrência, especialmente quando se trata de marcas bem estabelecidas.
Como os mercados online já têm uma base de clientes maior e centenas de lojas, os compradores estão sempre à procura da melhor relação qualidade/preço.
Além disso, quase todos os mercados online permitem que os clientes classifiquem as lojas/produtos.
Assim, oferecer produtos de alta qualidade aos preços certos, juntamente com fazer algumas promoções de mídia social, SEO, etc, pode ajudá-lo muito em branding.
Como vê, todos os pequenos negócios devem estar presentes online. Só assim vão vender mais.