Espalhados ao longo do traçado dos Caminhos Velho, Novo, dos Diamantes e de Sabarabuçu, estão os marcos da Estrada Real. E se você acha que eles estão alí de forma decorativa, está enganado. Eles têm o objetivo de orientar os viajantes pelos pelos mais de 1.600 quilometros entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sempre que há uma bifurcação ou qualquer trecho que possa gerar dúvida, há um marco para indicar o caminho. O lado da estrada onde o marco está é o lado no qual o viajante deve seguir.
Construídos em concreto, eles trazem o traçado da Estrada Real e a indicação “Você está aqui”, mostrando a localização geográfica do lugar. Abaixo, uma placa triangular com informações históricas sobre o local, as coordenadas geográficas, além das indicações das cidades mais próximas.
No final da placa triangular há o número do marco, assim o viajante pode conferir seu avanço nas planilhas.
Leia também: O que fazer em Tiradentes
Um passeio pelas belezas e sabores de Ouro Preto
Lavras Novas um lugar para conhecer e voltar sempre
E aí, ficou com vontade de fazer um passeio pela Estrada Real? Se programe e pé na estrada!
Já conhece o nosso Instagram? A editoria Viagem e Gastronomia ganhou um perfil, o @logoali.ig, para divulgar dicas de viagem, curiosidades e belas imagens. Para nos seguir basta acessar este link ou, se preferir, adicionar o usuário @logoali.ig diretamente na opção correspondente no aplicativo.