Na Vila Colonial de Cocais, distrito de Barão de Cocais (MG), região que faz parte do conjunto montanhoso da cadeia do Espinhaço, encontramos uma maravilha ainda pouco conhecida, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada. O local que fica em uma propriedade particular, reserva aos visitantes uma viagem ao passado distante, é um retorno de pelo menos 7.000 anos.
Em meados de 1840, o paleontólogo dinamarquês Peter Lund (considerado o pai da Paleontologia e da arqueologia no Brasil), identificou a importância das gravuras. Hoje o sítio é reconhecido pela UNESCO por sua importância ambiental e cultural, e recentemente foi objeto de estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em conjunto com o CNPQ.
Diversos povos, de épocas distintas e diferentes tradições culturais, frequentaram o local e fizeram nele suas inscrições, sobrepondo-as uma sobre as outras, cada qual com seu estilo e características próprias. Segundo arqueólogos, as pinturas não são apenas decorativas, mas uma manifestação de rituais mágicos relacionados a natureza e a caça.
São dois paredões onde estão 122 pinturas rupestres feitas com pigmentos minerais em vermelho, amarelo, ocre, negro, branco e alaranjado, divididas em três painéis, onde podem ser observados animais, principalmente macacos e veados, peixes, aves, aracnídeos, armas com lanças e pontas de flechas, cenas de caça e rituais e até o registro de um parto. Os desenhos foram executados com as mãos ou através de pinceis.
Apesar da importância já reconhecida, o Sítio não recebe recurso governamental para sua manutenção e conservação, ficando a cargo dos donos da propriedade a preservação. Para manter o lugar é cobrado dos visitantes uma pequena taxa. (em 8/10/2018, R$ 10).
Algumas dicas e informações:
Chegar até o Sítio é relativamente fácil. Já na Vila Colonial de Cocais é só pegar o acesso ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e seguir por aproximadamente 3,5 km. O local está bem sinalizado, há uma placa e um marco da Estrada Real bem no comecinho. Se você não está acostumado a caminhar ou pedalar a melhor opção é seguir de carro, o trajeto é por uma estrada não pavimentada e com algumas subidas bastante íngremes.
Depois que você chegar na sede do sítio, a caminhada até as pinturas rupestres é bem curtinha, não dá 5 minutos.
Não é permitido acampar, fazer fogueira ou se alimentar próximo aos paredões.
Há abelhas em um dos paredões, mas seguindo as recomendações dos guias não há risco de ataques.
Horário de funcionamento: de 9h às 16h
Telefone para agendamento: (31) 99 718-2923 / 99998-9419
E-mail: sitiopedrapintada@yahoo.com.br;
Não confunda o Sítio Arqueológico Pedra Pintada de Cocais, com o Pedra Pintada, em Pocaraina, Roraima.
*A editoria Viagem e Gastronomia ganhou um perfil no Instagram, o @logoali.ig, para divulgar dicas de viagem, maravilhas culinárias e belas imagens. Para nos seguir basta acessar este link ou, se preferir, adicionar o usuário @logoali.ig diretamente na opção correspondente no aplicativo.Use a #eunologoali em suas fotos e compartilhe conosco seus registros. As fotos mais incríveis aparecerão no nosso feed.