Viagem, carro novo ou empresa própria. Você vive planejando fazer um desses sonhos virar realidade e sempre empaca no mesmo problema: dinheiro? Atualmente, mais de 59 milhões de brasileiros acumulam R$ 264,2 bilhões em dívidas atrasadas, segundo levantamento da Serasa Experian. Se você é um deles, é hora de rever as finanças.
As dívidas são um dos principais impedimentos para economizar dinheiro. Outro motivo é a autossabotagem e a falta de planejamento. Para fugir desses problemas, confira sete truques imbatíveis para deixar de gastar à toa e economizar dinheiro.
1. Anote tudo
O primeiro passo é fazer um planejamento. Para dar certo, comece calculando todas as suas despesas e quanto dinheiro pretende economizar. No dia a dia, anote todos os gastos. Todos mesmo, incluindo os centavos.
2. Abandone o cartão
Os cartões de crédito tornaram a vida das pessoas mais fácil, mas podem ser uma armadilha se não forem bem controlados. Para guardar dinheiro, deixe o cartão em casa e use apenas em emergências. Estudos mostram que as pessoas gastam 30% menos quando fazem compras em espécie.
3. Não pague. Faça
Corte as despesas que você paga, mas poderia executar sozinho. Seja a manicure ou a diarista, não pague por coisas que você mesmo pode fazer. Aproveite e envolva a família nestas tarefas para que todos colaborem.
4. Tenha sua lista de compras
Ir ao supermercado sem uma lista de compras é pedir para gastar mais. Hoje, os corredores são planejados para pegar os clientes desprevenidos. Por isso, não saia para as compras sem uma listinha e compre apenas o que precisar.
5. Espere três dias
Viu um produto e quer comprar na hora? Espere três dias. Este é um bom prazo para pensar melhor e avaliar se o item realmente é necessário. Em geral, depois deste período, muitos consumidores até se esquecem daquele desejo incontrolável de gastar.
6. Cozinhe
Os gastos com alimentação fora do lar dos brasileiros só cresce. O problema é que jantar fora todos os dias pode ser um problema no seu orçamento. Por isso, adquira o hábito de cozinhar sua própria comida. Além de mais saudável, você vai economizar. Vale também para o almoço: sempre que possível, leve uma marmita ao trabalho.
7. Cancele e-mails de lojas
As lojas costumam usar o e-mail marketing como uma ferramenta para atrair o usuário até seus sites. Se você morder a isca, tem grandes chances de fazer gastos desnecessários. Para evitar a perdição, cancele as mensagens ou ignore quando chegar.