Mercearias, supermercados, distribuidoras, chocolaterias e lanchonetes são alguns dos segmentos movimentados pela data
Janeiro, fevereiro e março são meses de aperto financeiro para o brasileiro, um período marcado pelo pagamento de contas e impostos como matrículas escolares, IPVA e IPTU. Tradicionalmente, o comércio volta a registrar vendas melhores na Páscoa, que em 2018 será celebrada no próximo domingo (1º). “Vários segmentos do comércio são movimentados pela data: mercearias, supermercados, distribuidoras, chocolaterias e lanchonetes são alguns deles”, observa José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços).
De acordo com o dirigente sindical, as empresas da região se prepararam muito bem para esse período. “Bem enfeitadas e repletas de lançamentos, as lojas das três cidades prometem surpreender seus clientes”, garante.
Proprietária de uma das lojas que vendem produtos para a Páscoa, a comerciante Elaine Silveira de Assis, da Mil Doces, distribuidora situada na Avenida Magalhães Pinto, em Coronel Fabriciano, afirma ter feito investimentos em ovos de chocolate, claro, mas também em barras, insumos para cestas especiais e enfeites. “A expectativa é grande para a data, pois nossas vendas têm crescido bastante. Tivemos um ótimo Dia das Crianças, além de um Natal e um Carnaval muito bons também”, comemora Elaine, que assumiu a loja em junho de 2017.
Já a empresária Gláucia Faria de Oliveira está por trás da Agab, chocolateria localizada na Avenida Monteiro Lobato, em Ipatinga. Ovos de Páscoa personalizados são o “carro-chefe” da empresa, conforme ela explica: “Em 2018 vamos usar a mesma estratégia do ano passado, que deu muito certo. Ou seja, o cliente é quem monta o ovo. Ele escolhe a casca, o tamanho, a cobertura e até três tipos de recheio. Aí produzimos e entregamos tudo embaladinho e bem bonito.”
Além da Páscoa, de acordo com Gláucia, a chocolateria registra aumento considerável na movimentação de clientes no Dia dos Namorados e no Natal. Também segundo ela, o diferencial dos ovos de Páscoa que produz é o fato de eles serem caseiros e gourmet.
Setor supermercadista
Outro segmento muito movimentado pela data é o supermercadista. Atuando no Vale do Aço há mais de 30 anos, o Brasil Supermercados – que atualmente possui unidades em Ipatinga e Timóteo –, procura verificar e medir como foi o desempenho nesta época nos anos anteriores, ou seja, é feito um estudo que serve como balizador para as compras. É o que esclarece o gerente comercial Denis Andrade. “Geralmente os pedidos de ovos de Páscoa são realizados antes do Carnaval, para que possam ser entregues em tempo suficiente de iniciarmos as montagens e exposições nas lojas”, revela Denis.
Também de acordo com gerente comercial, nas últimas páscoas, ovos caseiros, bem como aqueles mais “gourmets” têm ganhado muito mercado com o público adulto. Ele explica o porquê: “Primeiro por conta do preço, já que costumam ser até 30% mais baratos que os tradicionais. Segundo, pela diversidade de sabores que são encontrados, saindo um pouco da linha tradicional existente no mercado.”
Ano peculiar
José Maria Facundes ressalta a importância de o comércio registrar boas vendas na Páscoa, pois 2018 será ano de Copa do Mundo e eleições federais. “Ao empresário, caberá o desafio, durante a competição de futebol, de ‘não deixar a peteca cair’, pois a tendência é que funcionários fiquem mais desatentos nesta época, com atenção voltada para os jogos e menos dedicação às tarefas diárias”, explica, acrescentando que o mesmo poderá acontecer durante o pleito eleitoral em outubro.