Dia ensolarado, clima agradável... o que fazer? Um passeio ao Zoológico de Belo Horizonte, claro! Esse é um passeio que normalmente agrada a todos, de crianças a adultos.
O Zoológico. Fundado em 1959, o Zoológico de Belo Horizonte, abriga cerca 3 mil animais de mais de 250 espécies entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos, representantes dos cinco continentes. Hoje conta com Borboletário, Jardim Japonês, Zooboteca, Casa de Répteis, Casa de Educação Ambiental e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco.
O local apresenta uma boa infraestrutura, com lanchonetes, banheiros, áreas verdes gramadas onde podem ser feitos piqueniques ou somente relaxar.
A visita. Para entrar no Zoológico é cobrada uma pequena taxa do visitante, que pode optar por entrar a pé, de bicicleta ou de carro. Para quem entra a pé ou de bicicleta, o valor é o mesmo, já para quem decide entrar de carro, paga além da taxa do visitante, uma taxa pelo veículo. Sendo um dos maiores zoológicos da América Latina, você já deve imaginar que vai precisar de disposição para andar bastante.
Aquário. O aquário da Bacia do Rio do São Francisco é uma das atrações. Dividido em dois pavimentos, ocupa aproximadamente três mil metros quadrados. Os peixes estão divididos em 22 tanques. Podem-se observar surubins, dourados, matrinxãs, piaus, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, piabas e pirambebas. A visitação ao aquário é paga a parte, não está incluída na taxa visitação ao zoológico.
Localização. Portaria 1 – Pampulha: Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000. Linhas: 3302 (A,B,D), S5 1 (A,B), todos os dias. Linhas 30, 64, 535, 607, 639 e 8550, apenas domingos e feriados
Portaria 2 – Serrano: Av. Antônio Francisco Lisboa, 2.600. Linhas: 4403 A, 2810, 2820 e S51
Portaria Aquário – Av. Antônio Francisco Lisboa, 450. Apenas
aos domingos
Informações atualizadas sobre horários e valores de taxas podem ser obtidas através do site da prefeitura de Belo Horizonte clicando aqui.