A tarifa de energia da Cemig vai ficar mais barata a partir do próximo domingo (28). Para os consumidores de baixa tensão, como comércio e residências, a redução será de 5,82%. Para as unidades ligadas na alta tensão, como indústrias, a queda nas tarifas será ainda maior, de 21,04%. a queda média é de 10,66%
A decisão, que irá atingir os 8,2 milhões de consumidores atendidos pela Cemig em Minas Gerais, foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante reunião realizada nesta terça-feira (23).
"O reajuste da Cemig segue a trajetória das empresas localizadas no Sul e no Sudeste, com a diminuição da cota da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) neste ano", explicou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. "Está havendo na média do conjunto dos consumidores uma redução média significativa das tarifas da Cemig", completou.
Segundo a Aneel, ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. "O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais", informou para justificar a queda.