A 12ª Região e o 14° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga deram início na tarde desta segunda-feira (5) a Operação Natalina 2016. Durante solenidade na praça 1° de Maio, no Centro, foram apresentados o detalhamento das estratégias de segurança a serem implantadas na cidade no período de Natal.
De acordo com o comandante da 12ª Região da PM, coronel Edvanio Rosa Carneiro, a iniciativa visa oferecer maior tranquilidade à população durante o período de compras. “Para isso, um efetivo com mais 140 policiais vai estar nas ruas, principalmente, próximo às áreas comerciais da cidade. É um período de muita movimentação e exige do sistema de segurança pública, especialmente da PMMG, uma atenção especial para coibir a ação de criminosos”, disse.
Durante a ação, que se estenderá até janeiro de 2017, o policiamento nos centros comerciais será reforçado. “Buscamos maior proximidade com a comunidade através de orientações, em conjunto com ações preventivas e de coibição. Nosso principal objetivo é oferecer maior tranquilidade à população durante o período de compras e festas”, resume o comandante do 14° Batalhão da PM, tenente-coronel Charles Generoso Baracho.
Para o presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, como já é de se esperar, neste período natalino, o fluxo de pessoas nas principais áreas comerciais tende a aumentar. “O mercado é aquecido com a injeção de créditos e pagamento do 13º salário para os trabalhadores da iniciativa privada e funcionários públicos. O que provoca intensa movimentação em todos os segmentos no final do ano. Por isso, sempre buscamos apoio da polícia para melhores condições nesta área”, ponderou.
O presidente da CDL de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, ressalta a importância de ações como a Operação Natalina para o comércio regional. “Garantir a segurança é uma de nossas principais preocupações. Acreditamos nesta iniciativa que tanto contribui para que os consumidores se sintam a vontade para realizarem suas compras no comércio de rua”, finaliza.