4 casos evoluíram para óbito: Divinópolis (2), Belo Horizonte (1) e Antônio Dias (1).
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou a atualização dos novos casos de Febre Maculosa Brasileira (FMB) no estado. Em 2016 foram confirmados, até o momento, 13 casos da doença.
Os municípios onde ocorreram os casos em 2016 foram: Tombos (1), Divinópolis (4), Chiador (1), Belo Horizonte (2), Antônio Dias (1), Senador Modestino Gonçalves (1), Mathias Barbosa (2) e Carangola (1).
Entre esses casos, 4 evoluíram para óbito: Divinópolis (2), Belo Horizonte (1) e Antônio Dias (1).
A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida ao homem pela picada de carrapatos infectados (principalmente carrapatos da espécie Amblyomma sculptum, popularmente conhecidos como carrapato-estrela). Alguns animais (bois, cavalos, capivaras e outros) participam do ciclo de transmissão da doença, aumentando a disponibilidade da bactéria para os carrapatos que se alimentam deles.
Sintomas
Nos estágios iniciais, os sintomas da doença incluem febre, em geral alta, dor de cabeça, dores musculares intensas, mal estar generalizados, náuseas e vômitos.
Como os sintomas podem ser facilmente confundidos com o de outras doenças, é fundamental que, diante dos primeiros sinais, o paciente procure imediatamente o serviço de saúde e relate ao profissional médico que esteve em áreas propícias para a presença de carrapatos.