Polícia

16/10/2016 Grupo criminoso do Rio de Janeiro faz reféns durante assalto em Minas

Na ação, dois militares e um bandido foram baleados; suspeitos foram presos em flagrante após intenso tiroteio

Um grupo formado por quatro criminosos fez oito pessoas como reféns dentro de um supermercado de São João Del Rei, na região Central do Estado, no fim da noite desse sábado (15). Os suspeitos que são da capital do Estado do Rio de Janeiro foram presos em flagrante.

No fim da noite, a Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia anônima por meio do 190, informando sobre um assalto a um supermercado próximo da rodoviária da cidade. No local, os militares foram recebidos a tiros.

Uma intensa troca de tiros se formou na porta do estabelecimento localizado na rua Vereador Eli Araújo, e foi preciso acionar equipes das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) da cidade de Barbacena para dar apoio.

Um negociador da Polícia Militar também compareceu ao endereço e negociou com os assaltantes. Quando os tiros pararam, dois dos criminosos se renderam.

Em seguida, o primeiro refém, que é filho do dono do supermercado, foi liberado. Ao sair, a vítima contou que, além dele, outras sete pessoas entre funcionários e clientes do supermercado, eram mantidas no interior do comércio sob ameaça de armas de fogo.

A negociação com os suspeitos continuou e, logo depois, os outros dois criminosos também se renderam. As outras vítimas foram libertadas em segurança.

Na confusão, um tenente Polícia Militar foi atingido de raspão na bochecha direita, na mão direita e na testa do lado esquerdo. Um sargento da PM também foi baleado de raspão no ombro esquerdo e na mão direita.

Uma bala também acertou o joelho esquerdo de um dos suspeitos. Os baleados foram socorridos e encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia da cidade, onde foram medicados e passam bem.

Já os outros três criminosos foram atendidos na Unidade de Pronto-atendimento (UPA) do município. Os assaltantes já foram liberados e foram levados para a Delegacia de Plantão de São João Del Rei, onde o flagrante foi ratificado. Os reféns também foram atendidas na UPA e, em seguida, foram liberadas.

Buscas. Enquanto os envolvidos eram levados por policiais para o atendimento médico, outros militares vistoriavam o supermercado. No interior do comércio, foram encontradas duas armas ainda não identificadas, uma pistola 9 milímetros, um revólver .38, e uma pistola 380.

Além do armamento, a polícia também encontrou uma bolsa cheia de dinheiro e celulares. A PM explicou quanto teria sido recolhido dos caixas do supermercado, porém, não informou qual o valor que estava na sacola.

O material encontrado na bolsa também foi encaminhado para a delegacia, assim como o carro Chevrolet Onix branco usado no assalto.

Medo. A cidade de São João Del Rei possui quase 90 mil abitantes, conforme dados do IBGE. O crime amedrontou quem mora no local desde que nasceu e nunca viu algo parecido.

"Moro aqui há 53 anos e nunca vi isso. Essa não é mais uma cidade pacata", lamentou a professora aposentada, que preferiu não ser identificada.

No momento que o intenso tiroteio foi iniciado, a pedagoga estava saindo da farmácia. "Eu estava próxima do local. Eu e outras pessoas saímos correndo e depois nos jogamos no chão para escapar da troca de tiros, que foi terrível. Ficamos assustadíssimos", lembrou.

A moradora ainda diz acreditar no trabalho efetivo da polícia para controlar a criminalidade no município. "Se os bandidos de fora vieram aqui pra São João Del Rei pensando que nossa segurança é falha, estão enganados. Nossos policiais aqui de Minas não são iguais aos do Rio de Janeiro. Aqui, eles não brincam em serviço", declarou a professora.  

O Tempo

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus