Todo mundo já sofreu ou conhece alguém que foi vítima de roubo. Minas Gerais continua sofrendo com o aumento dessas ocorrências em 2016. Dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), mostram um aumento de 18,7% nos roubos no estado de janeiro a agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado.
As ocorrências de roubo vêm em uma crescente desde o ano passado. Em Minas Gerais, nos oito primeiros meses de 2016, foram registradas 87.035 ocorrências, contra 73.290 do ano passado.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC-Minas e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Robson Sávio Reis, os roubos aumentam e diminuem em determinadas épocas do ano, de acordo com a própria movimentação da cidade. “A questão de crimes contra o patrimônio é sazonal. Geralmente, quando vai chegando o fim do ano, sempre há uma tendência de aumento, por uma série de questões, como por exemplo festas, mais movimentações no comércio e coisas similares”, explicou.
Além dos roubos, os homicídios também tiveram alta em Minas Gerais neste ano. De janeiro a agosto, segundo dados da Seds, foram registradas 2.630 mortes, contra 2.569 em igual período de 2015, aumento de 2,3%.