A cidade é a única do edital a ofertar vagas para todos os 4 cursos de graduação a distância disponíveis
Aqueles que desejam ingressar no Ensino Superior sem sair da cidade já têm onde recorrer. Isso porque a Universidade Federal de Ouro Preto, através da Pró-Reitoria de Graduação, publicou um edital para preenchimento de 880 vagas para o 2° Semestre de 2016, sendo que 130 delas serão oferecidas no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Barão de Cocais, bairro Cidade Nova. A cidade é a única do edital a ofertar vagas para todos os 4 cursos de graduação a distância disponíveis e também a que possui o maior número de vagas oferecidas. As inscrições poderão ser feitas no site da UFOP entre os dias 8 e 15 de agosto deste ano. Para participar, basta ter realizado uma das 3 últimas edições do ENEM.
Os cursos oferecidos são de Matemática (40 vagas), Pedagogia (20 vagas), Administração Pública (40 vagas) e Geografia (30 vagas). Todos os cursos possuem modalidade de ensino a distância e para participar do processo seletivo basta ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das 3 edições anteriores (2013, 2014 ou 2015) e ter obtido nota maior que zero. Não serão realizadas provas, a seleção de candidatos para as vagas se dará exclusivamente pelas notas obtidas nas edições anteriores do ENEM.
Para Águida Soares, secretária de Educação, a abertura de novas vagas é uma conquista importante da Administração. Ela afirmou ainda que o prefeito Armando Verdolin (PDT) chegou ir diversas vezes a Brasília no Ministério da Educação para buscar essas novas vagas para o pólo de Barão. “Tem um ditado que diz que quem trabalha consegue. E essas novas vagas são fruto do trabalho de Armando que por diversas vezes foi a Brasília no Ministério da Educação na busca do fortalecimento desse pólo. Abrir novas turmas de graduação na cidade é de suma importância para a população que busca por qualificação e quer estudar sem sair do município”, destacou ela.
Águida Soares afirmou ainda que a cidade foi privilegiada. “De todas as cidades que fazem parte deste edital, Barão de Cocais foi a única contemplada com 4 cursos. E isso para nós é grandioso. Eu acho que a palavra que melhor descreve esse ganho é oportunidade. É uma oportunidade para que todas as pessoas que tenham interesse em buscar qualificação tenham aqui cursos de excelência ministrados por uma universidade renomada como a UFOP e sem pagar nada por isso. Isso tira os nossos alunos das estradas e gera oportunidade até para aqueles que, por razões de tempo, não conseguem fazer um curso presencial. É um ganho para todo mundo”, declarou.
O Diretor e Coordenador do pólo da UAB em Barão de Cocais, Denilson Eustáquio de Souza, disse que é muito importante que as pessoas compreendam que o único critério de seleção para esses cursos é a nota obtida no Enem, e que existe um número mínimo de pessoas matriculadas para que as turmas sejam abertas. “É muito importante que as pessoas procurem essas vagas, pois se não alcançarmos o número mínimo de matrículas, o curso não abre. E qualquer pessoa que fez o Enem nas 3 últimas edições anteriores pode participar do processo. Vários critérios são avaliados para que um pólo receba essa demanda, e o pólo da UAB em Barão de Cocais oferece uma estrutura física e profissional que faz com que ele seja considerado um dos melhores pólos de educação a distância do Brasil. É próximo a Ouro Preto, a biblioteca possui um acervo grande e atualizado, a estrutura física e humana é bastante reconhecida e os cursos são oferecidos por uma universidade extremamente renomada como a UFOP”, concluiu Denilson.
As inscrições para o processo seletivo começam no dia 8 de agosto e vão até o dia 15 do mesmo mês. Para participar, basta preencher o formulário online que estará disponível no site da UFOP. O edital com informações completas sobre o processo seletivo, bem como datas de divulgação dos resultados e início das aulas pode ser encontrado em www.vestibular.ufop.br.