O projeto Luthier, iniciativa apoiada pela Gerdau, realiza hoje (23) de junho uma apresentação musical com a Orquestra de Viola Caipira, em Barão de Cocais. O espetáculo acontece durante as festividades do Jubileu de São João Batista e do aniversário da cidade. Com um repertório único e que conquista o público, os alunos do projeto farão o encerramento da festa ao lado do renomado músico Renato Teixeira.
A mesma orquestra já havia se apresentado no dia 11 de junho, na Capela Santo Antônio, no bairro Capim Cheiroso, e reuniu diversas pessoas que assistiram emocionadas a apresentação dos alunos do projeto.
Segundo Pedro Alexandrino, criador, coordenador e professor do Projeto Luthier, a participação dos alunos nesses eventos é o resultado da dedicação e do trabalho desenvolvido pelo projeto. “A orquestra formada por alunos do Luthier é um desdobramento de todo o trabalho realizado nas oficinas de construção das violas e nas aulas de música oferecidas pelo projeto. Sem dúvida é motivo de emoção para o público e os alunos, que fazem dessas oportunidades um momento único e transformador na vida de cada um”. Ao longo do ano, a Orquestra de Viola Caipira realizará outras apresentações em Barão de Cocais e em cidades da região.
10 anos transformando vidas
Criado em 2006, o Projeto Luthier transforma a arte de fabricar instrumentos musicais em uma importante ferramenta de inclusão social e promoção cultural para crianças e adolescentes de famílias carentes ou em situação de risco social em Barão de Cocais e região. Centenas de jovens já participaram do projeto, que oferece aulas gratuitas de musicalização e luthieria, a arte de construir instrumentos musicais.
Luthier é o nome dado à pessoa que fabrica instrumentos de cordas. O processo de fabricação é complexo e envolve conteúdos como matemática, física, química, fisiologia humana, mecânica, aspectos climáticos, além de trabalhar sentidos como tato, visão, audição e sensibilidade fisiológica e emocional. Ao adquirir estes conhecimentos, por meio de uma metodologia específica desenvolvida pelo projeto, os jovens também aprendem a desenvolver a criatividade, as habilidades manuais e são preparados para oportunidades profissionais em áreas como música, escultura e marchetaria.
O trabalho desenvolvido pelo Projeto Luthier resultou na formação da 1ª Orquestra de Viola Caipira do Mundo, que já se apresentou em várias cidades de todo o país e possui um CD gravado. O trabalho também resultou no livro “Luthier: Arte, Ofício e Cidade – Barão de Cocais”, lançado em 2006, com a história do processo de musicalização dos alunos e da formação da orquestra, que comprova o sucesso do projeto na disseminação da cultura, na melhoria da autoestima e na formação social e profissional de seus integrantes.