Educação

14/06/2016 Espelho da redação do Enem 2015 é liberado para consulta

Além de saber o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas, o participante pode comparar o desempenho com o dos demais inscritos daquela edição

As provas de redação foram avaliadas em uma escala de zero a mil pontos
As provas de redação foram avaliadas em uma escala de zero a mil pontos

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já podem conferir on-line o espelho (cópia) da correção da redação, que teve como tema: A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira. A consulta pode ser feita, com o número do CPF e a senha, pela Página do Participante.

As provas de redação foram avaliadas em uma escala de zero a mil pontos. Os participantes podem saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar o desempenho com o dos demais participantes daquela edição do exame.

Avaliação

As redações são avaliadas por dois corretores independentes, que atribuem nota de zero a 200 pontos para cada uma das cinco competências que estruturam o exame. A média aritmética entre as cinco competências resulta na nota da redação.

Uma terceira correção é feita em caso de discrepância maior do que 100 pontos na soma total da correção ou maior do que 80 pontos em uma ou mais competências. Persistindo a discrepância, o texto é encaminhado a uma banca especial, formada por novos três membros, que atribui a nota final.

Critérios

O desempenho é avaliado de acordo com os critérios:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa, pelo qual o participante deve expor um aspecto relacionado ao tema, em defesa de uma posição.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos. 
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