Educação

09/05/2016 Onze escolas de João Monlevade participam de Olimpíada Brasileira de Matemática

Primeira fase da competição será aplicada no dia 7 de junho. No ano passado, um aluno da cidade garantiu o ouro na competição

A edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) contará com a participação de 17.839.424 estudantes na primeira fase. Desse total, 1.910.226 são mineiros. Os estudantes inscritos são de 4.583 escolas públicas mineiras.

De João Monlevade participam alunos das escolas: Israel Pinheiro, Germin Loureiro, Cônego Higino, Santana, Manoel Loureiro, Luiz Prisco, Louis Ensch, Geraldo Parreiras, Jenny Faria, Alberto Pereira Lima e Centro Educacional.

No ano passado, o estudante monlevadense da Escola Estadual Manoel Loureiro, Elian Damasceno de Oliveira, conquistou a medalha de ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O jovem é um dos 500 melhores do país na matéria. Além de Elian, outros dez estudantes de João Monlevade também se destacaram na competição. Devido ao excelente desempenho dos alunos do Luiz Prisco, os professores Jorge Luiz de Souza e Patrícia da Costa Mata também recebem premiação.

A competição

Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país. A competição tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática.

A Obmep é realizada em duas fases. Na primeira, provas compostas de 20 questões objetivas (múltipla escolha) são aplicadas nas próprias escolas inscritas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental); 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental) e 3 (ensino médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da Olimpíada, e selecionar os alunos com melhor pontuação.

Os estudantes classificados para a segunda fase fazem uma prova composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizados nas respostas. Nessa etapa, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
A prova da primeira fase da competição será aplicada no dia 7 de junho, e da segunda, no dia 10 de setembro. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados no site da Olimpíada.

Iniciada em 2005, a Obmep é uma iniciativa do Impa e promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a competição conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Prêmios

A 12ª edição da Obmep premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.
Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus