A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, no dia da vacinação, sejam levados o cartão de vacina, um documento de identificação e o Cartão Nacional de Saúde
A campanha da vacina trivalente – que protege contra três tipos de vírus da gripe, incluindo o H1N1 – começa a ser distribuída em João Monlevade neste sábado (30), em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h.
Deverão ser vacinadas pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, profissionais de saúde, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, portadores de doenças crônicas e presidiários.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, no dia da vacinação, sejam levados o cartão de vacina, um documento de identificação e o Cartão Nacional de Saúde. Para gestantes, não haverá exigência de comprovação da situação gestacional. Já as mulheres no período de até 45 dias após o parto deverão apresentar comprovante, como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto. Portadores de doenças crônicas deverão apresentar a prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.
Sintomas
A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso da H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.