O projeto da Escola Estadual Maurílio Albanese coloca nas ruas jornal escolar
A escola ipatinguense Maurílio Albanese Novaes, criou este ano um projeto interdisciplinar entre as matérias de sociologia, filosofia e história onde os alunos do terceiro ano do ensino médio são responsáveis pela criação do jornal escolar, www. jornalbanese.wordpress.com .
O jornal que já funciona de formato virtual vem sendo desenvolvido totalmente pelos aluno e em breve será lançado em formato físico.
A ideia partiu do setor pedagócio da escola e ganhou corpo através do professor de história Francisco Petrônio "a escola pediu para que desenvolvesse o projeto junto com outros professore, mas jogamos a bola mesmo foi para os alunos pois afinal de contas o jornal é deles. Então tudo até agora foi desenvolvido por eles, só tenho dado um direcionamento".
O jornal que vem tendo bastante acesso virtual, não só de alunos, em breve ganha formato físico de distribuição mensal. A aluna Sarah Souza uma das responsáveis por puxar o projeto comenta que "o professor Francisco nos apresentou o projeto em sua primeira aula e dai pra frente a ideia amadureceu entre nós alunos que durante o primeiro bimestre criamos um blog online onde estão sendo publicados textos produzidos por nós estudantes sobre temas variados, principalmente questões em auge atualmente".
A proposta foi abraçada pelos alunos e está indo cada vez mais além do ambiente interno escolar.
Textos que inicialmente tratavam sobre problemas entre relações de alunos foram elevados à uma visão externa que retrata desigualdade social, problemas reais que a sociedade enfrenta no cotidiano, entrevistas e expôs uma liberdade de expressão que aparentemente estava oculta dentro dos estudantes.
O projeto está sendo um divisor de águas dentro da escola, inclusive fazendo com que alunos que não tinham muita visão de o que cursar na faculdade e vivendo em meio as dúvidas e incertezas, se encontrassem ao escrever e notarem que gostam de fazer isso, seja falando sobre uma questão política e um problema social ou criando design para o portal online.
A comissão principal responsável pelo Jornal Albanese é composta pelo professor de história Francisco Petrônio e pelos alunos Abelardo Neto, Gedeon Menezes e Sarah Moreira, na qual já estão colocando em prática a possibilidade de ter o jornal físico, que será vendido em todo o Vale do Aço.